Diário O Município

Capa 5 - 350px X 400px - Podcast
350x400
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

900x500
900x500 - 1
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Diário O Município

Rua São João Batista, 661 - Balneário Arroio Corrente

Jaguaruna/SC - 88715-000

Fone/Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: [email protected]

Fundado em 07 de junho de 1997

Editor Chefe:
Reinor Marcolino (Reg.SC 02.423-JP)

Assessoria Jurídica:
Diógenes Luiz Mina de Oliveira (OAB/SC 26.894)

Consórcio Regional Sul Aiport apresenta projeto de ampliação e revitalização do Aeroporto de Jaguaruna

O Consórcio Regional Sul Aiport, empresa que vai assumir a administração do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, apresentou o projeto de ampliação e revitalização do terminal de passageiros e algumas das ações planejadas para o local nos próximos anos.

A proposta prevê que todo o espaço de circulação dos passageiros e visitantes ocorra no térreo, incluindo a área de embarque e desembarque, raio x, inspeção, lojas, restaurante e demais serviços. O primeiro andar será destinado a uma área vip e outro restaurante.

“Esse é o nosso objetivo, a melhora continua das operações, do conforto, da mobilidade. Fazer essa ferramenta ter o protagonismo que ela merece e alavancar o desenvolvimento econômico aqui da região”, destacou o diretor executivo Eglon Buraseska em entrevista à Rádio H2O.

Além da ampliação e revitalização do terminal de passageiros, a concessionária também vai realizar a construção de condomínios aeronáuticos, terminal de cargas, oficinas mecânicas, escola de pilotos, aumento do estacionamento, busca por mais voos, entre outras ações.

Eglon Buraseska ressalta que a vocação para voos de cargas será potencializada pela nova gestão. Segundo ele, a estrutura atual já permite que alguns aviões de carga operem no Aeroporto de Jaguaruna. A concessionária também busca atrair operações de aviação executiva.

O Consórcio Regional Sul Aiport assume integralmente a gestão do Aeroporto de Jaguaruna no dia 22 de dezembro. A partir dessa data, a concessionária passa a administrar o terminal e deve cumprir uma série de contrapartidas estabelecidas no contrato de concessão, incluindo um cronograma de obras. A empresa ficará responsável pela gestão nos próximos 30 anos.

Em 2026, os investimentos iniciais previstos estão relacionados a questões ambientais e obtenção de licenças. A expectativa é que ainda no segundo semestres do próximo ano e, especialmente, a partir de 2027, iniciem as primeiras obras no local dando uma nova cara ao Aeroporto de Jaguaruna.