embora haja planos de retomada das operações, ainda não foi especificada uma data para tal
Seis meses após o início de suas operações, a Voepass encerrou suas atividades no Aeroporto de Jaguaruna, conforme divulgado pelo Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, durante uma sessão no Plenário desta quinta-feira (3). Embora haja planos de retomada das operações, ainda não foi especificada uma data para tal.
Martins comentou: “Houve menções sobre a retomada, tanto que instruíram a manutenção do balcão de check-in, mas a decisão parece estar vinculada a aspectos relacionados à malha aérea”. Nos últimos meses, o governo estadual e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) estiveram em negociações para reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o preço do querosene de aviação.
O Secretário expressou otimismo quanto à possibilidade de atender às demandas das companhias aéreas em relação a Santa Catarina, buscando alinhar o estado com o nível de oferta de voos dos estados vizinhos, como Rio Grande do Sul e Paraná. Ele afirmou: “A Voepass tomou essa decisão, mas fizemos esforços para reverter a situação, e eles indicaram que planejam retomar as operações, embora seja condicionada a aspectos da malha aérea e demanda neste momento”.
Além disso, está agendada a assinatura do edital de concessão do Aeroporto de Jaguaruna para a próxima terça-feira, dia 7.