Diário O Município

Capa 5 - 350px X 400px - Podcast
350x400
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

900x500
900x500 - 1
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Diário O Município

Rua São João Batista, 661 - Balneário Arroio Corrente

Jaguaruna/SC - 88715-000

Fone/Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: [email protected]

Fundado em 07 de junho de 1997

Editor Chefe:
Reinor Marcolino (Reg.SC 02.423-JP)

Assessoria Jurídica:
Diógenes Luiz Mina de Oliveira (OAB/SC 26.894)

Seminário abre a contagem regressiva para os 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina

A pouco mais de um ano do sesquicentenário da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao sul de Santa Catarina, a cidade de Laguna realizou no sábado, 18, um seminário que marcou o início das comemorações que celebram a trajetória, a cultura e o legado da imigração italiana no Estado.

O evento foi marcado pela aprovação da “Carta de Laguna”, um veemente protesto contra a nova lei italiana que restringe o direito de cidadania.
Em 2027, a região sul comemora os 150 anos da fundação da Colônia Azambuja, marco histórico do início da colonização italiana na região.
Promovido pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi, o seminário teve como tema “Tradição, luta e legado” e representou muito mais do que um encontro acadêmico.
“O evento promoveu uma reflexão sobre a contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Santa Catarina, além de um gesto simbólico de fortalecimento dos laços com a Itália, pátria dos ascendentes de milhares de catarinenses”, afirmou o historiador Adilcio Cadorin.
A programação contemplou palestras, homenagens, apresentações artísticas e culturais, reunindo autoridades municipais, estaduais e representantes de instituições italianas.

Entre os nomes presentes Maria Teresinha Debatin, presidente da Fundação Catarinense de Cultura; Walter Petruziello, do Consiglio Generali degli Italiani all’Estero; e prefeitos de municípios com forte presença da imigração italiana, como Laguna, Pedras Grandes, Urussanga e Nova Veneza.

As palestras abordaram temas como a história da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, a miscigenação cultural e os impactos dessa herança na formação da identidade regional, com a participação de estudiosos como dra. Nelma Baldin, Eusébio Tonetto, Fabiola Cechinel, Julio Cancelier e Adilcio Cadorin.
O evento ainda contou com apresentações culturais do tenor lagunense João Rodrigues Júnior, do Coral da Escola de Artes de Urussanga, do Grupo Fortes Guerreiras, do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza, da Associação Carnevale di Venezia e do Sonora Dueto, com participações especiais.