Diário O Município

Capa 5 - 350px X 400px - Podcast
350x400
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

900x500
900x500 - 1
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Diário O Município

Rua São João Batista, 661 - Balneário Arroio Corrente

Jaguaruna/SC - 88715-000

Fone/Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: [email protected]

Fundado em 07 de junho de 1997

Editor Chefe:
Reinor Marcolino (Reg.SC 02.423-JP)

Assessoria Jurídica:
Diógenes Luiz Mina de Oliveira (OAB/SC 26.894)

Samae realiza limpeza preventiva da rede de esgoto em Urussanga

Ação evita o entupimento e o refluxo nas redes

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Urussanga realiza, semanalmente, a limpeza preventiva das redes de esgoto da cidade. O trabalho, executado por empresa contratada por meio de licitação, é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema, evitando entupimentos e possíveis danos às bombas de captação.

O vice-prefeito e diretor do Samae, Renato Bez Fontana, destaca que essa ação tem um papel muito importante para o serviço prestado à população. “Somos muito atentos a esse trabalho preventivo, porque evita transtornos como entupimentos e refluxo de esgoto, além de prolongar a vida útil dos equipamentos. É um serviço essencial para manter a qualidade do saneamento e garantir mais saúde e bem-estar aos cidadãos”, afirma.

Manutenção em todas as áreas

De acordo com o encarregado do tratamento de esgoto do Samae, Luciano Celso da Silva, a manutenção ocorre em todas as áreas atendidas pela rede de esgoto. “Cada bairro possui um posto de captação, onde há bombas que direcionam os resíduos para a matriz, localizada no Poliesportivo. De lá, o material segue para a lagoa de tratamento. Com o tempo, resíduos sólidos se acumulam no fundo dos poços, podendo comprometer as bombas. A limpeza preventiva evita esses problemas, garantindo o fluxo adequado e a eficiência do sistema”, explica.

Além da retirada dos resíduos acumulados nas bombas de captação, o serviço inclui a higienização completa da rede, com a abertura das tampas de inspeção, utilização de jatos de alta pressão e sucção de detritos que possam obstruir o sistema.

O Samae reforça que os moradores podem colaborar com o bom funcionamento do sistema, evitando o descarte inadequado de materiais sólidos no esgoto, como plásticos, tecidos e óleo de cozinha.