Diário O Município

Capa 5 - 350px X 400px - Podcast
350x400
SS-0013-25---BANNERS-WEB-VCM-WERDUM-02_v02-350x450
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

900x500
900x500 - 1
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Diário O Município

Rua São João Batista, 661 - Balneário Arroio Corrente

Jaguaruna/SC - 88715-000

Fone/Whatsapp: (48) 99671-3638

E-mail: [email protected]

Fundado em 07 de junho de 1997

Editor Chefe:
Reinor Marcolino (Reg.SC 02.423-JP)

Assessoria Jurídica:
Diógenes Luiz Mina de Oliveira (OAB/SC 26.894)

Quarenta dias que transformam: saiba o sentido da Quaresma

Período reforça sacramentos e vida de oração

Muitos se questionam sobre o que é a Quaresma para os católicos, o que se faz durante esses 40 dias ou como viver esse período da Igreja Católica Apostólica Romana. Esse é um tempo de conversão, marcado pela oração, pelo jejum e pela esmola.

Durante quarenta dias, a Igreja convida a percorrer o caminho de Cristo no deserto, fazendo penitência, a fim de fortalecer a fé para ter intimidade com Deus. Nesse período, é costume se preparar para a grande celebração da Páscoa.

A Quaresma tem início nesta quarta-feira (18) e segue até o dia 2 de abril. É o momento em que os cristãos vivem para revisitar as verdades que são fundamentais da fé, desapegar-se daquilo considerado supérfluo e aprofundar a vida de comunhão com Cristo.

Por meio da liturgia e das práticas da quaresma, os fiéis são chamados a viver essa preparação junto com a Igreja, buscando caminhar em direção à ressurreição, que dá sentido à vida cristã.

Mas afinal, o que é a Quaresma?

A Quaresma é um tempo litúrgico que conduz os católicos ao mistério cristão: a Páscoa. Durante esses 40 dias, a Igreja convida os devotos a trilhar um caminho de verdadeira conversão e intensidade vivendo os sacramentos da Igreja.

O que a Igreja recomenda:

  • Oração
  • Jejum
  • Esmola (caridade)

    Os 40 dias não são um número aleatório. Esse tempo ecoa justamente os 40 anos de Israel no deserto e os 40 dias em que Jesus Cristo jejuou antes de iniciar sua missão. “Todos os anos, pelos quarenta dias da Grande Quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto”, descreve o Catecismo da Igreja Católica.

    A origem da Quaresma

    A origem da Quaresma vem dos primeiros séculos do Cristianismo, quando a Igreja instituiu um tempo de penitência e preparação para a Páscoa. Inicialmente, foi um período de intensa formação para os catecúmenos, pessoas em preparação para receber o sacramento do Batismo e integrar-se à fé cristã, mas logo tornou-se um chamado universal à conversão para todos os fiéis.

    Mas ao longo da história, a Igreja consolidou a Quaresma como um percurso espiritual em que cada cristão é convidado a voltar-se para Deus com um coração arrependido e disposto à conversão.