Trump dispara na liderança das primárias e abre 46 pontos sobre DeSantis
O apoio ao ex-presidente Donald Trump continua a crescer em sua candidatura à indicação presidencial do Partido Republicano em 2024, com novos resultados da pesquisa Emerson College mostrando que ele tem uma grande vantagem sobre seu concorrente hipotético mais próximo, o governador da Flórida, Ron DeSantis.
De acordo com os números da pesquisa divulgados na quinta-feira, Trump obteve 62% do apoio, seguido por DeSantis com 16%.
“Os 62% de Trump refletem um aumento no apoio pela primeira vez em uma pesquisa nacional de Emerson desde junho de 2022, onde ele manteve consistentemente 55%”, disseram os pesquisadores. “Desde a pesquisa nacional de fevereiro, DeSantis perdeu nove pontos de apoio, de 25% para 16%.”
Outros candidatos declarados e potenciais na corrida republicana de 2024 obtiveram apenas resultados de dígitos simples.
A pesquisa nacional de eleitores dos EUA foi realizada em 24 e 25 de abril com uma amostra de 1.100 eleitores registrados e teve uma margem de erro de mais ou menos 2,9 pontos percentuais.
A pesquisa também mediu as taxas de aprovação do trabalho do presidente Joe Biden, que anunciou oficialmente sua campanha à reeleição na terça-feira.
A pesquisa mostra que Biden tem uma taxa de aprovação de 41%, marcando uma queda de três pontos desde a pesquisa nacional de Emerson em fevereiro.
Enquanto isso, 65% dos eleitores democratas da pesquisa disseram acreditar que Biden deveria ser o indicado do Partido Democrata, com 35% dizendo que o indicado deveria ser outra pessoa, marcando uma queda de seis pontos desde fevereiro, quando 71% disseram que Biden deveria ser indicado.
“A menor aprovação de Biden este mês é impulsionada pelos eleitores independentes, 37% dos quais aprovaram o presidente em fevereiro, o que caiu para 30% neste mês”, disse Spencer Kimball, Diretor Executivo da Emerson College Polling.
O apoio a Biden aumentou para 70% quando comparado aos candidatos anunciados Robert F. Kennedy Jr., que obteve 21%, e Marianne Williamson, que obteve 8%.