O fenômeno astronômico, que permitirá que o planeta Marte seja visto no céu, continuará acontecendo no decorrer desta semana. O auge da observação foi na noite dessa segunda-feira, dia 28, entre às 18h30 e 21 horas. Porém, as pessoas que não conseguiram presenciar este acontecimento no céu na noite de ontem, ainda terão a oportunidade, pois o planeta vermelho continuará visível até esta quinta-feira, dia 31.
A informação da continuação foi confirmada ao Portal Engeplus pelo professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e geólogo do Parque Astronômico de Criciúma, Maurício Fenilli de Menezes. Ele explicou que o fenômeno astronômico que aconteceu nessa segunda-feira recebe o nome de conjunção, ou seja, quando dois astros brilhantes no céu se aproximam. Embora em menor precisão, as observações podem ser feitas no mesmo horário, das 18h30 e 21 horas.
“Este fenômeno que iniciou nessa segunda-feira acontece entre a Lua, nosso satélite natural, e Marte, considerado o planeta vermelho. Dessa forma, visualmente no céu parece que os dois estão bem próximos, praticamente colados um no outro. Quando falamos horizontalmente estão próximos, mas quando falamos de profundidade, estão distantes um do outro”, afirmou.










