As cidades de Barra Velha, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Itapoá decretaram situação de emergência com o avanço do mar. A forte erosão costeira e a violência das ressacas ameaçam os 4 municípios do litoral Norte de Santa Catarina, colocando em risco moradores, estruturas e ruas.
A cidade mais recente a decretar situação de emergência por 180 dias foi Barra Velha. Os casos acontecem principalmente na Praia da Península e na Praia das Pedras Brancas e Negras, áreas com risco muito alto, segundo o município.
Projetos de instalação de molhes já foram protocolados no IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) para Barra Velha. Devem ser construídos seis novos molhes na Praia Central. As estruturas terão 130 metros de comprimento cada e ficarão dispostas a 250 metros de distância entre si, no sentido da Boca da Barra.
A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos aos comunicados oficiais, evitarem áreas próximas à orla em dias de maré alta e, em situações de risco, entrarem em contato pelos canais das prefeituras ou pelo telefone 199.










