O secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que forças militares americanas realizaram na manhã desta sexta-feira (03) um ataque a uma “embarcação de narcotráfico” na costa da Venezuela, que resultou na morte de quatro pessoas. Segundo ele, a operação foi autorizada pelo presidente Donald Trump. O vídeo da ação foi publicado por Hegseth em sua conta na rede X.
De acordo com Hegseth, o ataque ocorreu em águas internacionais, quando o barco transportava grandes quantidades de drogas com destino aos Estados Unidos. Ele acrescentou que a embarcação navegava em uma rota conhecida de narcotráfico e afirmou que ações semelhantes continuarão. Em setembro, militares dos EUA já haviam realizado três ataques a embarcações venezuelanas, também acusadas de tráfico de drogas.
Até o momento, autoridades americanas e venezuelanas não confirmaram a identidade dos mortos. Em declarações anteriores, Trump disse que um dos ataques matou 11 integrantes do grupo criminoso Tren de Aragua, versão rejeitada pelo ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, que acusou Washington de assassinar civis.