O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel) e o Consórcio Interfederativo da Amurel (CISAMUREL) promoveram Assembleias Gerais Ordinárias nesta sexta-feira, 31, na sede da Amurel. As reuniões, em formato híbrido, ocorreram em ato contínuo já que os dois consórcios são compostos, majoritariamente, pelos mesmos municípios.
Ao final das reuniões, o presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Estener Soratto Junior anunciou a concretização da compra do imóvel do Clube Cidade Luz, negociação que já vinha sendo feita pela da Amurel, em conjunto com os consórcios CISAMUREL e do CIM-Amurel.
As assembleias ocorrem na sede da Amurel, na Rua Rio Branco, nº 67, bairro Vila Moema, em Tubarão.
CISAMUREL
A primeira Assembleia foi do Consórcio Interfederativo de Saúde. Como é habitual, o primeiro tema tratado foi a aprovação da ata da Assembleia anterior. Depois disso, a diretora executiva do CIS Francismari Rossi Lessa discorreu sobre o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que será reestruturado para atender as necessidades dos municípios.
A diretora e a equipe técnica do CIS também detalharam aos prefeitos o Plano Plurianual 2026-2029 e a prestação de contas do primeiro semestre do Consórcio, que foi aprovado unanimemente. Outro tema tratado foi a atualização do orçamento para 2026.
CIM-Amurel
As matérias discutidas na Assembleia do CIM foram as pendências de regularização de um município consorciado perante o CIM; a prestação de contas do projeto de implantação de 10 biodigestores em quatro municípios; A atualização quanto à fase em que se encontra a usina de asfalto.
Dentre os temas tratados como assuntos gerais, a equipe técnica do CIM e o presidente Hélio Alberton Junior atualizaram os prefeitos participantes quanto ao estágio da obra da rodovia Aggeu Medeiros. “Nossa prioridade total há algum tempo era a usina de asfalto. Todos os nossos esforços estavam nela, mas agora alcançamos o objetivo e a usina vai ser inaugurada em novembro. A Aggeu Medeiros continuou andando, tanto que resta menos de 2 km de pavimento asfáltico a ser feito, duas pontes, que têm certa complexidade, e a sinalização viária. Queremos inaugurar a obra em abril ou maio de 2026”, disse o presidente Hélio.
Nova sede
A compra do Clube Cidade Luz foi amplamente discutida pelos prefeitos e aprovada em assembleia. Era consenso entre os prefeitos que a sede atual é fisicamente insuficiente. Havia a necessidade de se obter um local mais amplo para abrigar todos os serviços que a Associação presta aos 18 municípios, e a expansão do CIM-Amurel e do CISAMUREL, com novos serviços e aumento da demanda por contratação de colaboradores.
O presidente da Amurel disse que a segurança jurídica do negócio esteve presente em todas as etapas da negociação: “A gente acertou com o clube uma forma que fosse segura tanto para a Amurel, quanto para a própria sociedade (Clube). Celebramos um contrato que dá toda a segurança jurídica: a Amurel toma posse agora, tem um ano para fazer o pagamento, e depois mais um ano para que a sociedade possa usufruir dos recursos”, disse.
Foi aprovado pelos prefeitos, na Assembleia anterior, que, pela necessidade urgente de espaço físico para o CIM-Amurel, o mesmo poderá alugar um local que contemple suas necessidades até que a reforma do imóvel ora adquirido fique pronta.










