Diário O Município

Por unanimidade, Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, nesta quarta-feira (26), a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o tornou réu por suposta tentativa de golpe de Estado. Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto também responderão pelo processo. Votaram a favor Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármem Lúcia e Cristiano Zanin.

A Primeira Turma do STF iniciou o julgamento na terça-feira (25). A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão do Ministério Público Federal responsável por atuar em casos criminais no STF, que também expôs suas considerações sobre o caso.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou a participação do ex-chefe do Executivo. O advogado Celso Vilardi declarou que “não se achou nada” que indicasse a participação de Bolsonaro. A partir de agora será aberta uma ação penal na qual PGR e defesas apresentarão provas e depoimentos. Ao final do processo, os ministros julgarão se houve crime e, se condenados, os réus poderão ser presos.