Na dependência dos outros nove vereadores
Em entrevista, o prefeito de Jaguaruna Laerte Silva, enfatizou a possibilidade de emplacar dois vereadores do Podemos, dois anos cada um na presidência do Legislativo. Seriam os vereadores eleitos Dirceu e Gilmar. Esta conta não fecha num senário de 11 vereadores. O que diriam os outros 9 não citados que também pleiteiam o comando da casa legislativa? A fala do prefeito com certeza desagradou vereadores eleitos e pré-candidatos à presidência da casa legislativa para os próximos quatro anos.
Efeito contrário
As eleições em Jaguaruna provaram mais uma vez que nem sempre o vereador que bate na mesa e faz críticas pontuais ao executivo é sinal que está agradando a população. Tivemos exemplos nesse pleito que o efeito foi contrário.
A conta pós fracasso
Diante da votação expressiva que obteve Laerte e Henrique, a conta que se faz é que o Progressistas votou maciçamente no Podemos. “PP não vota em MDB”, dizem os mais expertos da política jaguarunense.
Enfraquecimento político de MDB e PP
O que será de MDB e PP nos próximos quatro anos? Partidos considerados grandes no município de Jaguaruna, que ao longo dos anos construíram uma história de disputas acirradas, estão a mercê de um derretimento político jamais esperado por ambos. Os mesmos eleitores que outrora foram às urnas depositar sua confiança nestas siglas, são os mesmo que viraram as costas nos dois últimos pleitos.
O duelo de 2026
O governador Jorginho Mello, nome natural para a reeleição, vinha mantendo discrição sobre 2026. No entanto, essa semana, durante entrevista à um canal de TV, ele sinalizou sua intenção para o futuro. O prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues, surpreendeu ao se lançar como candidato ao governo antes mesmo de assumir o novo mandato. Embora ainda seja cedo, sua candidatura já gera expectativa, mas também desafios. Ele não deve repetir o desempenho de Gean Loureiro em 2022, que ficou em quarto lugar, já que haverá menos candidaturas dividindo o voto da direita e do centro.
Alécio se reelege pela terceira vez
O vereador Alécio Goulart de Sangão já poderá pedir música no fantástico. Eleito pela terceira vez consecutiva e em partidos distintos (PSDB, MDB e PP), conquista um feito histórico no município. O trabalho e dedicação junto às comunidades, fazem com que Alécio seja reconhecido pela população. Sua busca por recursos para município junto às esferas estaduais e federais são de extrema importância para o desenvolvimento do município.
Fui…
“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” (Josué 1,9).