Reflexão do dia
Hoje em dia a vida nos pede que sejamos fortes. Muitas pessoas, por pouca coisa, ficam com os nervos à flor da pele e cometem desatinos. Depois, arrependem-se, mas o mal já está feito.
Colaboram para isso as notícias desalentadoras em geral, como as que ocorrem no momento no nosso país, e que vêm se somar a um ritmo estressante de trabalho e a uma difícil busca pela sobrevivência.
Acrescentemos a tudo isso, a nossa natural tendência de buscarmos, em primeiro lugar, os bens materiais. Como essa busca predomina! Ela está presente em quase tudo, e se junta às nossas incertezas, por si só, abundantes.
Mas, não nos assustemos! Coloquemos o nosso coração onde ele precisa estar: acima de todas essas adversidades. Evitemos a sintonia com esses sintomas desesperadores. Permaneçamos acima deles e não nos abatamos.
Além do mais, como pessoas boas, temos o hábito de tomar como nosso o desespero dos outros. Por isso, ainda que, de certa forma, entristeçamos o nosso coração, mantenhamos o equilíbrio e ajamos com os outros, baseados na razão.
Tenhamos sim, compaixão pelos que se envolvem em acontecimentos dolorosos, oremos por eles, mas meçamos nossa ajuda com a régua da justiça e do amor racional, pois, muitos de nós necessitam de auxílios especiais.
Que neste segunda, pelo menos por alguns minutos, possamos refletir sobre a importância de nos preservarmos também, pois, como ajudar alguém se estivermos fracos e doentes, física, mental e materialmente? Lembremos que: “Só podemos dar do que temos!”
Um abraço!
Reflexão II
As religiões são muito importantes, e cada uma possui seus ensinamentos dentro da ética espiritual definida nos seus dogmas e preceitos à vista da vida e do mundo atual.
Nem estão certas ou erradas. Todas cumprem com seu papel de levar às pessoas o conforto e a fé, através dos seus Livros Sagrados, a exemplo do Cristianismo que tem nos Evangelhos a base dos ensinamentos do Divino Mestre Jesus.
Embora Ele, de acordo com os relatos dos Evangelistas, jamais tenha tocado no nome de alguma religião ou criado uma, preceituou os seus ensinamentos num único mandamento, o do amor.
Isso explica a transcendência do verbo amar sobre os dogmas, ritos e conceitos, pois, o amor é a vivência da espiritualidade ensinada pelo Mestre Galileu.
Tomemos como exemplo a sábia resposta do Dalai Lama à seguinte pergunta que lhe foi feita pelo famoso teólogo Leonardo Bof:
– Santidade, qual é a melhor religião?
E ele sabiamente respondeu:
– A melhor religião é aquela que te faz melhor.
Meditemos sobre esta grande premissa e encontraremos paz de espírito e conforto nas nossas atribulações. Exercitemos com fé e persistência a nossa crença qualquer que seja a religião e seremos muito mais felizes!
Assim sendo, possamos dar continuidade a uma semana repleta de amor e de muita paz.
Alimento Diário
Levítico 26:6a’
Estabelecerei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante;’
Reflexão
Há !Se tu soubesses o que à tua paz pertence!’ Palavras de Cristo, tão atuais e tão confortadoras, num mundo que, sabemos, jaz no maligno. O crente em nosso Senhor, certamente, enfrenta lutas, desafios, tentações; no entanto, conta, em suas angústias, com o Consolador e com a doce paz de Cristo. E o sono é tranqüilo e reparador.. ‘Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou’.
Tenho Dito/ JORGE EDUARDO DA SILVA
ORAÇÃO:
Senhor, bem-aventurados somos, por meditarmos em tua sublime Palavra. Tu és nosso consolo e te amamos com todas as forças do nosso coração. Em nome de Jesus, amém !!!
Que Assim Seja.
Pensamento do dia
∆∆∆A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.
Machado de Assis∆∆∆