O retorno de Dirceu
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu participou na terça-feira (2) de uma sessão especial do Senado para celebrar a democracia brasileira. A presença de Dirceu no ato marca a volta do petista ao Congresso Nacional após 19 anos. De acordo com o ex-ministro, ele esteve pela última vez no Congresso quando teve o seu mandato cassado pelo plenário da Câmara, em 2005, no meio do escândalo do mensalão. Condenado pelo mensalão e em desdobramentos da Operação Lava Jato, Dirceu tem voltado aos holofotes da política desde a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto.
Processo Criminal contra Moro
O corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, deve pedir a instauração de um processo criminal contra o senador Sergio Moro, com base na inspeção das instâncias responsáveis pelas ações da Lava-Jato: a 13ª Vara Federal de Curitiba e a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.Salomão concluiu a inspeção e liberou o caso para votação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cabe, agora, ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do órgão, pautar a ação. No relatório parcial de agosto do ano passado, o CNJ apontou que houve uma “gestão caótica” no controle dos recursos provenientes dos acordos de delação premiada e leniência firmados com o Ministério Público e homologados por Moro. Envolvidos na investigação afirmam que a conclusão da correição será mais dura e trará “indícios consistentes” da prática de delitos que precisam ser apurados.
O Livro mais esperado
Passados dez anos do assassinato brutal da menina Carol Seidler Calegari, a jornalista tubaronense Silvana Mendes Lucas lançará um livro-reportagem sobre os fatos que envolveram o crime da menina de sete anos e o desaparecimento da sua mãe. O caso aconteceu na semana do Natal de 2014, em Tubarão, chocando a população e movimentando as autoridades policiais da cidade. A menina tubaronense primeiramente foi dada como desaparecida e depois teve o corpo, com sinais de violência, encontrado em um quartinho, numa caixa de papelão, nas primeiras horas do dia 23 de dezembro.
Marcone no UB
O ex-secretário de Urbanismo e servidor de carreira da prefeitura de Tubarão Marcone Joaquim de Oliveira assinou ficha de filiação no União Brasil. Marcone estava sem partido e está lotado no departamento de Fiscalização de Obras e Posturas do município há mais de 20 anos. Ele deverá disputar uma cadeira no legislativo em outubro.
Mais um deputado para o Sul Catarinense
O secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande (PSDB), deve assumir c cadeira na Assembleia Legislativa em junho. De acordo com bastidores, o acordo com o comando estadual do partido prevê que seja um período de 60 dias, a partir de 1 de junho, sendo 30 na vaga do deputado Vicente Caropreso e 30 na vaga de Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB.