POTENCIAL AVASSALADOR DE MICHELE ASSUSTA O GOVERNO E PÕE GOVERNADORES TARCÍSIO, ZEMA E RATINHO Jr. NO BOLSO.
Michelle Bolsonaro teria 23% dos votos para presidente, se a eleição fosse hoje, segundo levantamento do Paraná Pesquisa que aponta o atual presidente Lula (PT) à frente, com 37,6%, como o favorito para 2026. A ex-primeira-dama só perde para o ex-presidente Bolsonaro, que empata tecnicamente contra Lula. Num segundo turno contra Lula, Michelle teria 38,7% e o petista seria reeleito com 45,4% no cenário que também apresenta 11,5% de votos brancos e nulos e 4,3% de incertos. Tido como o principal herdeiro do bolsonarismo, o governador paulista Tarcísio de Freitas (Rep) registraria 17,4% ante 37,4% de Lula. Outro presidenciável, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oscila entre 3,9% e 6,5% dos votos, nos cenários contra Lula. O paranaense Ratinho Jr (PSD) ficaria entre 3,9% e 6,5% e o governador do Goiás, Ronaldo Caiado (União), de 1% a 2%.
LÍDER DA OPOSIÇÃO É EXPULSO DE CONFERÊNCIA INTERNACIONAL MAS CALMA, FOI O LÍDER DA GUINÉ-BISSAU.
Cresce tensão política na Guiné-Bissau e líder de oposição é expulso de conferência internacional. Dois anos depois de uma fracassada tentativa de golpe de estado na Guiné-Bissau, o clima ainda é tenso entre governo e oposição no país. Na última sexta-feira, Domingos Simões Pereira (foto), principal líder da oposição, foi expulso da Conferência Parlamentar sobre Cooperação Sul/Sul, em Rabat, no Marrocos. Convidado para falar sobre cooperação parlamentar entre os países da região, Pereira tentou aproveitar o palco internacional para atacar o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló. Imediatamente ele foi chamado a se retirar da Conferência. “O Marrocos não se intromete em assuntos de outros países”, disse Enaan Mayara, presidente do Congresso marroquino, depois de colocar Pereira para fora do recinto. A tensão política na Guiné-Bissau deve aumentar ainda mais por causa das eleições legislativas que deverão ocorrer no país em seis meses.
CONCURSOS PÚBLICOS CRESCEM EM ESCALA GEOMÉTRICA E ISSO NÃO É BOM SINAL.
A semana começa com 92 mil vagas em 276 concursos públicos com inscrições abertas no país. O maior salário, de R$ 32.993,14, é o da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALE-RS). Por outro lado, o recém-criado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) Mais de 2 milhões de inscrições já foram confirmadas no até esta segunda-feira (19/2). Já é o maior certame da história do país. O número, somatório dos candidatos isentos de taxas e dos inscritos que já tiveram o pagamento aprovado, é uma parcial das compensações bancárias realizadas no final de semana. Em nenhuma sociedade saudável do mundo se cobiça tanto uma vaga no funcionalismo público – quanto maior o Estado, mais frágil sua economia.
O DESTEMIDO GUILHERME DERRITE VAI À GUERRA.
O secretário de segurança do estado de SP, Guilherme Derrite, continua firme em sua guerra contra o crime organizado. A tropa de elite da PM paulista, das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) continua a atuar na Baixada Santista pela Operação Verão. Segundo Guilherme Derrite ( que é ex-capitão da ROTA) uma das operações utilizou um sniper que disparou cerca de 60 metros e matou um suspeito no bairro Saboó, em Santos. Ele foi o 21º morto desde o início do reforço policial. O suspeito neutralizado na última quarta-feira (14) tinha 33 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), policiais militares estavam em diligências em uma região de tráfico de drogas quando foram surpreendidos com disparos na Rua da Colina. Os agentes revidaram e ele foi atingido – apesar do socorro, não resistiu. A pressão já dá resultado, sem o controle absoluto que tinham sobre as Docas de Santos, SP, o fluxo de dinheiro começa a diminuir e o PCC já enfrenta um racha interno.