A manhã desta terça-feira, 23, foi de despedida na Sede da Administração Municipal de Morro da Fumaça. Aos 59 anos de idade, a servidora Marileia Bortolatto se despediu da equipe de Educação fumacense, ao oficializar a aposentadoria.
Leka, como é carinhosamente chamada por todos, atuou por 23 anos na Rede Municipal de Ensino fumacense e acumula experiência em diversas escolas do município, sendo a EEBM Pietro Maccari a unidade onde atuou por mais tempo, totalizando 15 anos de casa. “A Leka cozinha, espetacularmente, e sempre com amor, a gente vê isso em tudo que ela prepara. As crianças a adoram, ela cultiva um bom relacionamento com todos, está sempre presente nas apresentações e nas ações da escola”, destaca a diretora, Carla Recco Sartor.
Dona de uma personalidade espontânea e carismática, Leka se tornou zeladora em 2021, após prestar concurso público e através da prova conquistar um novo horizonte profissional. “Eu trabalhava em casa, tenho três filhos, fiz o concurso por curiosidade, passei e fui chamada. Já de início gostei da coisa, é muito satisfatório ver a criançada feliz na hora da merenda”, relembra.
Com sentimento de saudade, Leka vê através do ofício de cozinhar uma missão. “Alimentar as crianças vai muito além de matar a fome. A comida traz saúde, bem-estar, prazer, e a forma como fazemos isso faz toda a diferença. Uma brincadeira, um carinho, pode mudar o dia do aluno. Já teve vezes de ouvir da criança que aquela refeição era a única do dia. Para outras, era apenas uma refeição, mas mesmo assim um momento de alegria e confraternização entre todos. Cada refeição é um momento especial”, compartilha.
A dedicação de Leka, empenhada em mais de duas décadas de trabalho, conforme a secretária de Educação, Greicy Zaccaron, é um exemplo a ser seguido. “Ela é uma servidora exemplar, é visível o amor dela com as crianças, sempre de bem com a vida, pensando no bem das crianças. O foco dela é oferecer alimentação de qualidade às crianças”, pontua a secretária.
A despedida ocorreu em reunião realizada no gabinete do prefeito, Agenor Coral. “Bons profissionais precisam ser reconhecidos. Com esse pequeno gesto, a Administração Municipal agradece todo o esforço e dedicação da Leka, e deseja felicidades para ela nesta nova fase”, salienta.
Agora aposentada, Leka planeja se dedicar à família, principalmente ao cuidado com os netos, e nas horas vagas pretende continuar auxiliando, voluntariamente, nas escolas do município.