Mudanças no governo de SC
Quatro secretários estaduais foram exonerados pelo governador Jorginho Mello na última sexta-feira (17) e voltam aos cargos amanhã. Os deputados federais Carmen Zanotto e Ricardo Guidi reassumiram os mandatos em Brasília e Estêner Soratto e Jerry Comper voltaram à Assembleia. Eles foram liberados para participarem do processo de emendas parlamentares ao orçamento da União e do Estado, respectivamente.
Rota do vinho
Representantes da Associação de Produtores da Uva e do Vinho Goethe e da Associação Benedetta de Turismo, formada por empresários da área de gastronomia de Urussanga, já deram a largada nos preparativos da 16ª Vindima Goethe. A programação será realizada de 10 a 28 de janeiro de 2024 e deverá contar com a participação dos municípios de Pedras Grandes, Orleans e Içara.
Tomada de Laguna de volta
Ex-prefeito de Laguna Adílcio Cadorin confirmou a realização da Tomada de Laguna entre 13 a 30 de março do ano vindouro. O espetáculo voltará a ser encenado com um grande elenco, cenografia de alta qualidade e batalhas épicas. Segundo Cadorin, todos os detalhes estão sendo definidos e, em breve, haverá o anúncio oficial.
Denúncias no transporte escolar
Após denúncias de transporte escolar com irregularidades, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) intensificou a fiscalização desses veículos nas rodovias estaduais que cortam Jaguaruna, Tubarão, Pedras Grandes, Gravatal, Braço do Norte e Armazém. A operação teve início ainda em outubro, segundo a PMRv. Desde então, as irregularidades mais flagradas foram de veículos em mau estado de conservação e de condutores que não possuem os cursos especializados ou que dirigem sem a autorização específica.
Dinheiro BRDE
O Ministério do Turismo anunciou, na segunda-feira (20), que serão destinados R$ 500 milhões via Fundo Geral de Turismo (Fungetur) para os Estados brasileiros. A expectativa é que o recurso ajude empreendedores do setor já com foco na alta temporada que se aproxima. Ao todo, 18 instituições financeiras, espalhadas nas cinco regiões do país, entre elas o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), irão receber os recursos e possibilitar que empresas do setor de turismo registradas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) acessem recursos para realização de reforma e modernização; aquisição de equipamentos ou ainda para de capital de giro.