Diário O Município

O adeus a Cristini

A professora e servidora Cristini Kuerten Maia faleceu na última quinta-feira (09). Cristini é filha do ex prefeito Luiz Kuerten, o Tilico, já falecido, e Marlene Oenning Kuerten. Graduada em Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica, ambos cursados na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cristini lutava contra um câncer. Dedicou grande parte de sua vida ao serviço público municipal em Braço do Norte, deixando um legado extraordinário na comunidade.

Detentos participarão do Enem
Aproximadamente 240 detentos da região participarão do Enem PPL (pessoas privadas de liberdade) 2023. As provas serão nos dias 12 e 13 de dezembro. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) serão 174 participantes nas unidades de Tubarão, sete em Laguna e 67 em Imbituba. Ao todo, no Estado, 5.233 indivíduos, incluindo as pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, estão inscritos para fazer o Enem PPL neste ano. As provas são realizadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas, onde são disponibilizados atendimentos para participantes com deficiências, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. Gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outra condição específica também podem solicitar atendimento. O governo do Estado oferece aulas e materiais de estudo ao longo do ano. Após a divulgação dos resultados das provas, os inscritos podem participar de programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Redução na saúde de SC
Na última reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, coordenada pelo deputado estadual Zé Milton (PP), ficou estabelecido que terça-feira (14) será o prazo crucial para a entrega da proposta que visa mudanças na Política Hospitalar Catarinense (PHC) e a revisão da LDO, aumentando os valores destinados ao Fundo Estadual de Saúde. Os parlamentares “seguem em alerta” frente à redução de R$ 400 milhões no projeto da Lei Orçamentária Anual — LOA 2024.

Temporal em Criciúma
Em virtude do temporal que atingiu o Sul de Santa Catarina na tarde deste sábado (11), a Prefeitura de Criciúma mobilizou uma força-tarefa para reparar os estragos causados nas comunidades. De acordo com a Defesa Civil, os ventos superaram 100 km/h em determinados locais da cidade de Criciúma, resultando em mais de 30 ocorrências atendidas em poucas horas.

De olho na lava a jato
Avança a inspeção que o Conselho Naciomal de Justiça (CNJ) faz desde junho na 13ª Vara Federal de Curitiba, ex-quartel-general de Sergio Moro. Em setembro, num relatório parcial, o CNJ qualificou de “gestão caótica” o controle dos recursos resultantes dos acordos de delação e de leniência firmados com o MPF e homologados pela Justiça. O trabalho é feito manualmente por funcionários da 13ª Vara em colaboração com o TRF-4. E o caos se confirma. Uma zona completa. Não se tem um inventário de onde foram guardados todos os itens apreendidos (como obras de arte, por exemplo). Assim como não se consegue identificar a destinação de diversos desses bens, inclusive os recursos que foram confiscados no exterior. O CNJ está trabalhando também para padronizar os procedimentos que o Judiciário deve seguir em casos assim.