Diário O Município

RECAP PNG
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow
Mais de 400 câmeras já foram instaladas pela Prefeitura Municipal de Sangão nos últimos dois anos. Elas estão espalhadas nas vias públicas, ônibus escolares, módulo esportivo, unidades escolares, espaços públicos, unidades de saúde e nos prédios públicos do município.
As imagens poderão ser usadas sempre que necessário para elucidar casos envolvendo a responsabilidade por acidentes, nas ruas por exemplo para coibir furtos e assaltos, nos órgãos públicos por exemplo serve de fiscalização para ajudar ainda mais nos serviços oferecidos. Da mesma maneira, poderão ajudar a identificar alguma situação criminal, neste caso é utilizado o centro de monitoramento instalado na Delegacia de Polícia Civil de Sangão.
“O objetivo das câmeras é fazer de Sangão uma cidade referência em segurança. As câmeras estão ajudando muito principalmente nos órgãos públicos, mas não são usadas para aplicar multas. Pelo contrário, quem estiver andando correto e se sentir lesado pode até usar as imagens para se defender em caso de alguma suspeita de abuso”, disse o prefeito Castilho Silvano Vieira.
Até o fim de 2024, serão instaladas mais 100 câmeras que faz parte do projeto “Cidade Monitorada”. O município já conta com o sistema de monitoramento 24hs por dia, com os equipamentos de leitura inteligentes conhecidas por OCR (optical character recognition), que permitem fazer a leitura de placas. Este sistema é integrado ao banco de dados do Ministério da Justiça, permitindo detectar se o veículo tem registro de roubo/furto, onde a Polícia Civil de Sangão é a responsável.