Em acordo com o MP
Dois acordos com o objetivo de melhor atender os cidadãos de Laguna, com a contratação de profissionais para a rede pública municipal, firmados pelo Ministério Público de SC com o município, foram homologados judicialmente. Um refere-se à pasta da Saúde, com a ampliação de atendimento por médico neurologista, e outro para realização de concurso público para contratação de assessor jurídico para dar suporte ao Creas.
Tessmann de olho no meio ambiente
Vereador Felippe Tessmann (Podemos) solicitou ao prefeito Jairo Cascaes informações sobre programa municipal ou local adequado para descarte ou recolhimento de óleo de cozinha domiciliar no município de Tubarao. Ele justificou o pedido dizendo que a proposição contribui para a preservação ambiental.
Recursos Federais não irão faltar
O governo federal assegurou o auxílio financeiro a Santa Catarina para a reconstrução e reabilitação dos municípios afetados pelas enchentes no Estado. Os ministros Waldez Goés (PDT-AP), da Integração; e Marina Silva (Rede-SP), do Meio Ambiente, sobrevoaram o Alto Vale durante esta quarta-feira e se reuniram com prefeitos da região para garantir ajuda humanitária, em primeiro momento, e reparo aos danos causados pela chuva. Acompanharam a comitiva o governador Jorginho Mello (PL), os deputados federais Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT) e o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima (PT). Alguns dos municípios visitados foram Blumenau, Taió e Rio do Sul. Na reunião, foi assinado o Pacto pela Governança da Água, investimento de R$ 12 milhões entre o governo federal e estadual para ampliar a cooperação entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os Estados na gestão de recursos hídricos; na regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens.
Eduardo Moreira cobra posicionamento do MDB
O MDB catarinense precisa definir um caminho próprio que não esteja acoplado ao governo de Jorginho Mello (PL). Essa é a posição do ex-governador Eduardo Moreira, que entende que a participação do partido na atual gestão contribui para o próprio encolhimento da legenda em Santa Catarina – de forma “lenta e gradual”. No âmbito federal, Pinho Moreira afirma que o partido precisa “sair de cima do muro” e tomar posição em relação ao governo Lula (PT) – muito mais de forma favorável do que desfavorável.
Seria em razão de Moreira ter saído do BRDE?
Segundo Eduardo Moreira: “O Mauro de Nadal pediu para que não entrássemos no governo, pois até a madrugada do dia da eleição na Assembleia, o Jorginho tentou derrota-lo. O Antídio pediu para não entrar. Eu disse: ‘amanhã entrego o cargo de diretor do BRDE. Mas nós não devemos entrar no governo’. Aí o Jerry disse que queria ter a experiência de ser secretário de Estado. Ele está lá, na sala.”
Eduardo cobra posição dos deputados estaduais do MDB
Ainda segundo Moreira os deputados estaduais emedebistas, a exemplo de Tiago Zilli, precisariam firmar posição longe da gestão de Jorginho – por se tratar de um projeto paralelo que contribuiria para encolher ainda mais o MDB.