Os vereadores Daniel Moraes (PSD), Luan Varnier (MDB) e Odivaldo Bonetti (PP) representaram o Legislativo e o povo urussanguense em Longarone durante os atos em memória e homenagem às 1.910 vítimas da tragédia de Vajont, ocorrida há 60 anos, que atingiu a cidade coirmã de Urussanga, muitas delas de famílias hoje tradicionais da nossa cidade. O chefe de gabinete da Prefeitura de Urussanga, Thiago Mutini (PP), também integrou a comitiva.
Do dia 3 ao dia 9 de outubro, eles representaram Urussanga em uma extensa agenda de eventos em homenagem às vítimas e àqueles que atuaram no resgate. O presidente da República, Sergio Mattarella, também esteve nas cerimônias.
“Foram dias especiais, de muito respeito, luto e emoção. Cumprimos a missão de levar a homenagem do povo urussanguense e fortalecer os nossos laços com Longarone”, sintetizou o presidente do Legislativo, Daniel Moraes.
O vereador Odivaldo Bonetti frisou a importância de manter vivo e fortalecido o Gemellaggio. “É fundamental defendermos a nossa cultura, conhecer a nossa história, os problemas que eles vivenciaram e como superaram. É uma programação extensa, mas valorosa”, relatou.
Luan Varnier destacou o processo de reconstrução de Longarone após a tragédia como uma prova da força do povo local. “Nada mais justo do que sermos solidários e estarmos junto dos nossos irmãos. Com força e vontade, eles fizeram de Longarone uma cidade cada dia mais linda e que podemos ter como um exemplo para Urussanga”, destacou.
Os representantes de Urussanga participaram de cerimônias, procissões, missas, recepções de autoridades, reuniões, visitas à barragem de Vajont e aos cemitérios onde estão sepultadas as vítimas.