No Sul catarinense, produtores de camarão buscam espaço no mercado e reconhecimento da qualidade de seu produto. Em Laguna, o Sebrae/SC torna possível essa autenticação por meio da Indicação Geográfica (IG). A certificação oficial da área ocorre em 21 de outubro, às 10h30, no Mercado Público de Laguna. Além da entrega do registro, a data será marcada pela degustação do crustáceo.
“O registro agrega valor ao Camarão Laguna e, de certa forma, trabalha a segurança alimentar, afinal muita gente usa a marca indevidamente, em várias partes do país. A Indicação Geográfica é uma forma de resguardar o produto”, salienta a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.
Além da dificuldade de reconhecimento sobre o Camarão Laguna, os produtores são poucos. A Associação Catarinense de Criadores de Camarão (ACCC) já foi uma entidade com mais de 100 sócios. Hoje, após a passagem de uma doença que matou boa parte dos camarões, são pouco mais de 10 produtores em todo o estado. Com o reconhecimento da IG, a tendência é ampliar o número de fazendas.