Diário O Município

Refis 2024 - banner_Jornal O Município - 1200x300
Adoção animais - banner_Jornal O Município - 1200x300
rodapé deon
RECAP PNG
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

A aproximação de um sistema de alta pressão favorece a melhora gradativa das condições do tempo em Santa Catarina no decorrer desta segunda-feira (9). Ao longo da manhã, a nebulosidade diminui em áreas do Grande Oeste, onde o sol predomina durante a tarde. No Litoral e em áreas próximas (Centro/Leste do estado), a oferta de umidade do oceano para o continente favorece maior cobertura de nuvens com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Apesar da melhora no tempo nesta segunda, a meteorologia da Defesa Civil aponta que a chuva volumosa deve retornar ao estado nas próximas quarta e quinta-feira, 11 e 12 de outubro.
“Do ponto de vista meteorológico, essa melhora no tempo é importante, mas sobre o risco de deslizamento e escoamento de água, ainda não dá para dizer que está tudo bem, outras regiões poderão ser alagadas. Nada foi desmobilizado, nenhum cuidado foi descartado. O impacto das fortes chuvas no estado ainda será sentido nos próximos dias. Santa Catarina vai completar praticamente 10 dias de efetivo impacto”, alerta o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Cesar Nunes
Nesta segunda, o risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores. Os ventos sopram com fraca intensidade de Sul/Sudeste com rajadas de até 45km/h no Litoral Norte. As temperaturas se mantêm amenas e o mar fica pouco agitado com ondas de Sudeste/Leste entre 1,3 e 1,8 m.

Terça-feira (10)

O sistema de alta pressão segue garantindo tempo firme com predomínio de sol em grande parte do estado, especialmente à tarde, entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e parte do Planalto Norte. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a circulação marítima mantém maior cobertura de nuvens e há condição para chuvas fracas passageiras, sobretudo nos extremos do dia. O risco seguirá alto para deslizamentos por conta da água presente no solo. As mínimas variam entre 8 e 12°C na Serra e de 11°C a 17°C nas demais regiões. À tarde as máximas oscilam entre 27 e 30°C no Extremo Oeste, 23°C a 27°C no Litoral Sul e de 21°C a 24°C nas demais áreas, estando ainda menores nas áreas serranas.