Diário O Município

Refis 2024 - banner_Jornal O Município - 1200x300
Adoção animais - banner_Jornal O Município - 1200x300
rodapé deon
RECAP PNG
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow
A informação foi anunciada pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins
O Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, está programado para passar por importantes transformações nos meses que se aproximam. O governo estadual tem agendado o lançamento do edital de concessão para o dia 11 de outubro, com a previsão de abrir o processo de licitação em janeiro de 2024. O anúncio foi feito por Beto Martins, o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, durante uma reunião realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na manhã de sexta-feira, dia 29

Martins explicou que as melhorias necessárias no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi incluem o alargamento da pista e aprimoramentos no terminal de passageiros. Essas necessidades foram discutidas previamente com o governo estadual, como destacou Valcir José Zanette, presidente da Acic, que expressou otimismo quanto à realização das melhorias. “Apresentamos diversos pedidos e conversamos com os secretários, acreditando que as obras se concretizarão. O aeroporto certamente passará por novas construções”, ressaltou.

Além disso, recentemente, Beto Martins anunciou investimentos destinados a aumentar a segurança da pista do Aeroporto de Jaguaruna. Foi autorizada a licitação para a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) na cabeceira 23. Essa instalação, que fornece orientações de aproximação de precisão aos pilotos durante o pouso, será implementada em ambas as cabeceiras, aumentando a segurança das operações aéreas.

O investimento para essa segunda instalação do PAPI é de R$ 648 mil, com R$ 600 mil provenientes da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 180 dias após o término do processo de licitação. O projeto já foi aprovado pela Aeronáutica e está autorizado para licitação e execução, sem afetar as operações de voos de passageiros no Aeroporto.