O crescimento do PSD
Em preparação para as eleições municipais de 2024, o PSD filiou 300 nomes na ultima terça-feira (26), em evento no município de São José. Entre as lideranças filiadas estão Rose Bartucheski, atual secretária municipal de educação, e delegado Galeano. Entre as cerca de 1000 pessoas presentes estava o presidente do partido em Santa Catarina, Eron Giordani, a secretária geral do PSD, Marlene Fengler, o prefeito de Rio do Sul, Zé Thome (PSD), o prefeito em exercício de Antônio Carlos, Filipe Schmitz (MDB), e os deputados estaduais Júlio Garcia (PSD), Mário Motta (PSD) e Zé Caramori (PSD) também compareceram.
PSD na AMUREL
Aqui na nossa região não tem sido diferente, Everson Martins (ex secretario de saúde de Capivari e assessor do deputado Julio Garcia) tem movimentado o cenário politico regional mantendo conversas e alinhamentos visando as eleições do próximo ano. Segundo fontes ligadas ao partido, em breve ocorrerá um evento regional onde a sigla apresentará inúmeras lideranças filiadas em uma noite onde os psdebistas mostrarão força e a busca em vistas a ter o maior numero de vereadores e ainda compor chapas nas majoritárias.
MDB de Tubarão
Acontece na noite de hoje um grande evento do MDB de Tubarão, o evento acontecerá na sede da ABCELESC às 20:00 onde o presidente do partido vereador Jose Luiz Tancredo recepcionará lideranças Emedebistas, simpatizantes e novos filiados. Ainda na pauta uma grande homenagem aos ex deputados estaduais e federal com domicilio eleitoral na cidade azul.
Operação Fundraising em Gravatal
Dia movimentado o de ontem (28) quando o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a operação Fundraising, que visa desarticular organização criminosa que teria fraudado diversos processos licitatórios e movimentado mais de R$ 18 milhões em recursos públicos. Ao todo 16 mandados de busca e apreensão estão em cumprimento em Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Gravatal e Brasília. O alvo é desarticular organização criminosa suspeita de promover fraudes em mais de 300 licitações. A investigação, realizada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, pelo Gaeco e pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), apura práticas realizadas por organização criminosa que, por meio de diversas empresas de fachada ou pessoas físicas utilizadas como “laranjas”, influenciavam e direcionavam a construção de editais de licitação encaminhando modelos para serem aplicados por instituições públicas.
Nota oficial da prefeitura de Gravatal
Em nota oficial a Prefeitura de Gravatal, por meio do Departamento de Comunicação e Procuradoria Jurídica, informa que nesta quinta-feira, dia 28, através dos meios digitais (site do MPSC e redes sociais) ficou sabendo, assim como os demais, que o Município está entre as cidades alvos da operação “Fundraising” realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, assim como acontece em Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Brasília. A Administração Municipal, através do prefeito Clei Rodrigues, destaca que não houve, até o momento, nenhuma ação ou cumprimento de mandados dentro do Paço Municipal, assim como em nenhum outro setor público e/ou servidores relacionados à Prefeitura de Gravatal, que tenham chegado ao conhecimento do Executivo. “O expediente na Prefeitura de Gravatal segue normalmente. Os gestores da Prefeitura reiteram o compromisso de seguir o trabalho em prol do cidadão gravatalense com comprometimento e transparência”, acrescenta a nota.
O primeiro condenado pela “operação Mensageiro”
Marlon Neuber (PL), ex-prefeito de Itapoá, foi condenado a 18 anos de prisão por conta das denúncias apontadas pela Operação Mensageiro. Ele foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa e corrupção ativa. A pena inicial, informada pela Justiça, foi de 59 anos, 11 meses e 15 dias, mas ele obteve redução da pena. O julgamento ocorreu ontem (28), na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. A decisão proposta pela desembargadora Cínthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, responsável pela Mensageiro, foi aprovada por unanimidade pelos outros dois desembargadores que votaram, Luiz César Schweitzer e Luiz Neri Oliveira de Souza. Além de Marlon, a Justiça também condenou mais duas pessoas do núcleo político a penas que variam de 23 anos a 10 meses de prisão. Outros sete réus ligados à empresa Serrana foram condenados a penas entre 1 ano e 42 anos de prisão anos de prisão. Todos eles são delatores e tiveram os prazos das penas reduzidas por conta do acordo. A decisão determinou também um repasse de R$ 1,6 milhão, referente a valores obtidos pelos réus no esquema de pagamento de propina, serão devolvidos aos cofres públicos da prefeitura de Itapoá.
Eleição para o conselho Tutelar em Capivari de Baixo
A jovem Roberta Amélia Gonçalves Candidata ao Conselho Tutelar de Capivari de Baixo vem se apresentando como uma das candidatas com amplo conhecimento jurídico e em especial na área de família (a base de abrangência do trabalho de um conselheiro tutelar). Com um curriculum muito robusto e que demonstra a experiencia da jovem advogada, a eleição ocorre no próximo domingo (01) das 8h até 17h, na EMEB Stanislau Gaidzinski Filho.