Diário O Município

rodapé deon
RECAP PNG
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Déficit nas receitas

Enquanto o governo do Estado era administrado por Calos Moisés e o governo Federal por Jair Bolsonaro, as receitas funcionavam perfeitamente nos municípios de pequeno porte de Santa Catarina. Bolsonaro em meio a pandemia liberou valores para os cofres dos Estados e dos municípios em grande escala. Como dizem os opositores de plantão, agora com novos gestores, “a teta secou”. No último semestre, conforme indica um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 51% das prefeituras brasileiras apresentaram um déficit nas receitas e aumento de gastos públicos, fazendo com que as gestões desembolsassem mais do que recebem, mediante aplicação de impostos ou pelo recebimento de repasses. Segundo a entidade, entre as que estão nesta situação, o problema tem sido maior nas pequenas cidades em que 53% estão no vermelho, do que nas localidades de médio e grande porte, em que 38% estão com contas que não fecham. Dados mostram que a cada R$ 100 arrecadados nos pequenos municípios nos primeiros seis meses de 2023, cerca de R$ 91 foram destinados para pagamento de pessoal e custeio da máquina pública.

Exoneração

Enxugamento de folha é a nova ordem na prefeitura de Jaguaruna. Alguns nomes deverão ser exonerados e outros terão dupla função.

Desvio de função

Um gestor público não deveria se ater a cor partidária. Tem servidor do administrativo de Jaguaruna exercendo atividades no cargo de telefonista, isso não seria desvio de função?

Alesc aprova projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Volnei Weber

Inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino básico” – esse é o teor do projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Volnei Weber (MDB) que foi aprovado na tarde desta terça-feira (26) durante Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa. O projeto foi aprovado em um mês bem representativo, o chamado “setembro amarelo”, de prevenção e conscientização ao suicídio, uma triste realidade que atinge todo o mundo. Em uma última pesquisa da Organização Mundial de Saúde, em 2019, foi apontado que são registrados anualmente mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sendo que, no Brasil, o número chega próximo a 14 mil. Outro dado alarmante é que o suicídio foi a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade e, quase 100% dos casos estavam relacionados às doenças mentais, em especial, as não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Agora o projeto segue para sanção do Governador do Estado.

PL de SC vislumbra ter Castilho em suas fileirasO prefeito Castilho de Sangão recebeu convite para filiar-se no PL. O Convite caracteriza uma demonstração de que, existe uma aproximação do governo do Estado com o gestor público. Em princípio a atitude de líderes do PL é benéfica para os interesses do prefeito em desenvolver mais ações por todo o município.

Auditoria na Coorsel
Em treze de Maio a Coorsel através de sua gestão apresentou na câmara de vereadores uma auditoria dos últimos 5 anos da administração anterior. Os números segundo advogados auditores não batem com os atuais registrados da atual gestão.

Fui…
Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31