Diário O Município

WhatsApp Image 2024-05-23 at 16.08.37
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Onda de calor em SC: saiba até quando os termômetros vão registrar temperaturas ‘extremas’

O calorão que atinge o Brasil ao longo desta semana tomará conta dos últimos dias do inverno de 2023. Com isso, todas as regiões do País irão sofrer com as altas temperaturas, contudo em Santa Catarina, com menor intensidade.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, a onda de calor extremo que assola Santa Catarina pode permanecer até a próxima segunda-feira (25). Contudo, o meteorologista aponta que no Sul do Estado as temperaturas se mantém altas até o fim de semana, já nas outras regiões do Estado o calor segue tomando conta.
Scheuer reforça que a região na qual os termômetros irão registrar as maiores temperaturas é no Grande Oeste catarinense. Nestes locais, conforme o meteorologista, as temperaturas podem superar os 40ºC.
Nesta quinta-feira (21), conforme a Defesa Civil, o tempo mantém condições para o surgimento de nevoeiros que ao longo da manhã se dissipam de dão lugar ao predomínio de sol. Já entre a tarde e a noite desta quinta há condições para ocorrência de chuva e temporais isolados entre o Oeste, planaltos e Litoral Sul.
No amanhecer as temperaturas oscilam entre 16°C e 20°C na maior parte do Estado, com exceção dos planaltos, onde devem variar entre 13°C e 15°C. Máximas entre 30°C e 35°C no Grande Oeste e no Litoral Sul e de 26°C a 30°C nas demais regiões. Apenas na Serra as temperaturas ficam mais baixas, em torno dos 23°C aos 25°C.

Sexta-feira com chuvas intensas em Santa Catarina

A sexta-feira (22) inicia com formação de nevoeiros em todo o Estado e terá tempo estável e aberto em grande parte de Santa Catarina. Contudo, conforme a Defesa Civil, as regiões da Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, são esperadas pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas de trovoadas entre a tarde e a noite.
As temperaturas mínimas oscilam entre 22°C e 27°C no Oeste e no Extremo-Oeste e variam entre 13°C e 19°C no restante do Estado. À tarde as máximas marcam entre 21°C e 29°C no Planalto Sul, no sul do Litoral Sul e na faixa costeira, variando entre 30°C e 35°C nas demais áreas de Santa Catarina.

Calorão toma conta de
Santa Catarina no fim de semana

No sábado (23) uma alta pressão atmosférica mantém o tempo firme na maioria das regiões catarinenses e com rápida elevação das temperaturas. Apenas entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul há condições para pancadas de chuva e temporais isolados.
Mínimas entre 19°C e 21°C no Oeste e faixa litorânea e de 15 a 19°C no restante das áreas. As temperaturas se elevam rapidamente e o calor ganha força no estado, com máximas de 33°C a 36°C no Vale do Itajaí e no Grande Oeste, podendo ficar na casa dos 39°C no Extremo Oeste. Nas demais regiões as máximas ficam entre 29 e 32°C.
No domingo (24) e na segunda-feira (25) uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul continua favorecendo temporais isolados nas áreas de divisa com Santa Catarina e não se descartam pancadas de chuva na porção central do Estado.
As temperaturas seguem elevando rapidamente, trazendo calor principalmente no domingo, quando as máximas ultrapassam os 35°C em grande parte do estado, podendo se aproximar de 40°C no Extremo-Oeste e no Litoral Norte.