Diário O Município

RECAP PNG
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

A segunda-feira, 18 de
setembro, inicia com formação de nevoeiros pontuais no Centro-Leste do estado e com predomínio de sol em todas as regiões.
Entre a tarde e à noite, a condição de tempo começa a mudar com a aproximação de uma frente fria combinada com a influência de uma área alongada de baixa pressão que aumenta a nebulosidade em SC, provocando chuva acompanhada de trovoadas, que pode vir acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
O vento sopra com intensidade fraca a moderada variando de nordeste no litoral e em áreas próximas a noroeste do Grande Oeste aos planaltos, virando de direção sul nas áreas costeiras ao longo da tarde, com rajadas moderadas entre 40 e 60 km/h pelo estado, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.
O amanhecer será com temperaturas altas, que oscilam entre 19 e 25°C no Litoral Sul. À tarde as máximas se elevam bastante para esta época do ano, marcando entre 30 e 38°C no Litoral Sul. O mar fica calmo, com ondulação de direção leste/nordeste virando para sudeste à tarde, variando entre 0,5 m e 1 m de altura, com picos de 1,5 m em alto mar.
Na terça-feira, 19 de setembro, o dia inicia novamente com formação de nevoeiros pelo estado e o tempo segue instável em todas as regiões, devido a atuação da frente fria oceânica combinada a influência de uma área alongada de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, que favorece a ocorrência de pancadas de chuva que em alguns momentos vir acompanhadas de trovoadas, e de temporais isolados com rajadas de vento e eventual queda de granizo. As temperaturas mínimas variam entre 14 e 21°C. As máximas variam entre 20 e 30°C nas demais áreas.
Na quarta-feira, 20 de setembro, as instabilidades ainda atuam em SC, porém com menos intensidade do que no dia anterior, as pancadas de chuva e eventuais temporais isolados ocorrem também devido à combinação da presença de umidade com o aquecimento diurno, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas.
Entre a madrugada e a manhã há formação de nevoeiros em todo o estado. Os ventos sopram com intensidade fraca de quadrante sul/sudeste no litoral e em áreas próximas, virando de norte entre a tarde e a noite e sopram de quadrante norte ao longo do dia no restante do estado. No amanhecer as temperaturas oscilam entre 13 e 22°C nas outras áreas.
À tarde, as máximas marcam entre 24 e 30°C no Litoral Sul e nas áreas costeiras e variam entre 29 e 35°C no restante do estado.
Na quinta-feira, 21 de setembro, e na sexta-feira, 22 de setembro, a atuação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo no estado. Não há riscos para ocorrências relacionadas às chuvas. Além disso, as temperaturas seguem altas para esta época do ano, ultrapassando os 35°C em áreas do litoral Sul, seguindo em elevação no final de semana.