Diário O Município

D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Na tarde desta terça-feira, 5, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com o intuito fomentar o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e fortalecer o segmento da silvicultura, instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura. Presidida pelo deputado Zé Milton, a iniciativa visa aprofundar o debate sobre questões relacionadas ao setor e atuar como um canal eficaz de comunicação entre Governo do Estado e representantes do segmento.
Conforme os dados da Associação de Empresas Florestais, Santa Catarina é um dos estados brasileiros líderes no setor de silvicultura, com uma área plantada que se estende por 1,03 milhões de hectares. Além disso, a indústria da silvicultura gera cerca de 104 mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de U$ 2,3 milhões de dólares na economia do estado.
Zé Milton, o proponente da iniciativa, destacou a relevância estratégica da silvicultura, salientando que ela não apenas gera empregos, renda e receitas fiscais, mas também desempenha um papel crucial na conservação do meio ambiente. “Além de todos os benefícios para a economia catarinense, as florestas plantadas contribuem para reduzir a pressão sobre as florestas nativas, protegem o solo e a água, sendo cruciais na redução das emissões de carbono.
Redução essa comprovada através da reserva catarinense que abriga mais de 220 milhões de toneladas de CO2.”, argumentou Zé Milton.
Para o presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais, José Mario Ferreira, a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura representa um importante marco no apoio ao desenvolvimento sustentável do estado. “Quero agradecer o deputado Zé Milton pela agilidade em criar e implantar essa Frente que será crucial para a formulação de políticas públicas. Teremos com vocês um espaço de diálogo e colaboração, no qual representantes do setor e a sociedade civil poderão trabalhar juntos para encontrar soluções que beneficiem a todos, conciliando crescimento econômico com a proteção do meio ambiente”, defendeu José.
Também estavam presentes no encontro o deputado Estadual Antídio Luneli, técnico do CEPA, Luiz Toresan Epagri, representante da Secretaria de Agricultura, Tiago Miotto, gerente de Sanidade Vegetal da Secretaria de Agricultura, Mário Veríssimo, e diretores e representantes da silvicultura catarinense.

Foto: Vicente Schmitt / Agência AL