Diário O Município

WhatsApp Image 2024-05-23 at 16.08.37
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

A Associação de Hospi
tais de Santa Catarina (AHESC) foi homenageada por sua dedicação e contribuições inestimáveis ao setor de saúde, marcando seus 60 anos de existência desde sua fundação em 31 de agosto de 1963.
O Ato Solene proposto pelo deputado Zé Milton, nesta quinta-feira (31), reconheceu o papel essencial desempenhado pela Associação na melhoria dos cuidados médicos em todo o estado.
Com mais de 150 hospitais associados, para o atual presidente da Associação, Maurício José Souto-Maior, a AHESC se estabeleceu como uma força motriz na defesa dos interesses hospitalares e na promoção da qualidade no atendimento médico. “Desde seu início, a associação uniu os hospitais catarinenses em busca de objetivos comuns, visando aprimorar o sistema de saúde e garantir um atendimento eficaz e de qualidade para a população”, afirmou Maurício.
Durante as falas ficou evidente a representação do setor, uma vez que, os hospitais privados filantrópicos desempenham uma função vital no estado, sendo responsáveis por mais de 70% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cerca de 90% dos serviços de alta complexidade.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, deputado Zé Milton, argumentou que na maioria dos municípios, em especial os mais distantes, essas instituições são a principal fonte de cuidados médicos para a população. “A trajetória de seis décadas da AHESC não apenas reflete uma jornada de dedicação à saúde, mas também o compromisso incansável de suas equipes em manter a qualidade dos serviços hospitalares em meio a desafios crescentes”, declarou Zé Milton.

Altamiro Bittencourt, uma das figuras homenageadas por suas contribuições à AHESC, ressaltou a importância da colaboração entre os setores público e privado: “A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde dos Catarinenses é um exemplo de cooperação entre diferentes esferas para garantir um sistema de saúde sólido e acessível a todos. Através da criação dela tivemos avanços nas políticas públicas de apoio e fortalecimento das instituições de Saúde. Sou muito grato por ter contribuído na construção da Frente Parlamentar da Saúde e quero agradecer a todos, que estiveram junto nesse projeto lá em 2011”, comentou Altamiro e agradeceu a todos pela homenagem.