Diário O Município

WhatsApp Image 2024-05-23 at 16.08.37
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Motivacional e reflexão

O rei e o anel

Havia um rei, que uma vez disse aos sábios da sua corte:
-Eu tenho um anel com um dos diamantes mais preciosos do mundo, e eu quero esconder uma mensagem sob a pedra, que pode ser útil numa situação de extremo desespero. Eu darei esse anel aos meus herdeiros e quero que ele sirva fielmente. Pense qual tipo de mensagem vai estar lá. Deve ser bem curta para caber no anel.
Os sábios sabiam como escrever tratados, mas não sabiam se expressar em sentenças curtas. Eles pensaram e pensaram, mas não chegaram à lugar algum.
O rei se queixou do fracasso com um serviçal antigo e fiel, que criou ele desde a infância e era parte da família. O velho homem então disse:
“Eu não sou sábio, não tenho educação, mas sei uma mensagem que pode servir. Em tantos anos passados no palácio, eu conheci muitas pessoas. E uma vez eu servi um visitante místico convidado pelo seu pai, e ele me deu essa mensagem. Eu peço que você não leia agora. Guarde sob a pedra e abra apenas quando não houver nenhuma outra saída.
O rei ouviu o velho serviçal.
Depois de um tempo, os inimigos atacaram o país e o rei perdeu a guerra. Ele escapou no seu cavalo e os seus inimigos o seguiram. Ele estava sozinho e seus inimigos eram muitos. Ele cavalgou até o fim da estrada. Havia um imenso penhasco à sua frente, se ele caísse, seria o fim. Ele não podia voltar, já que os inimigos se aproximavam. Ele já ouvia o trote dos cavalos. Ele não tinha saída, estava em completo desespero.
Então ele lembrou do anel. Ele abriu e encontrou a inscrição: “Isso também vai passar”.
Depois de ler a mensagem, ele sentiu que tudo estava silencioso. Aparentemente aqueles que o seguiam se perderam e foram na direção errada. Não se ouvia mais os cavalos.
O rei estava repleto de gratidão ao serviçal e ao místico desconhecido. As palavras eram poderosas. Ele fechou o anel e voltou para a estrada. Ele recolheu seu exército, e voltou ao seu reino.
No dia que ele voltou ao palácio, organizaram um evento magnífico, um festejo para todo o mundo, as pessoas amaram seu rei. Ele estava feliz e orgulhoso.
O velho servo veio e disse a ele, suavemente: ” Mesmo nesse momento, leia a mensagem novamente.”
O rei disse “Agora eu sou um vencedor, o povo está celebrando o meu retorno, não estou em desespero, ou numa situação impossível de resolver.”
“Ouça esse velho serviçal” disse o próprio. “A mensagem funciona não só nos momentos em que tudo vai mal, mas também nos momentos de vitória.”
O rei abriu o anel e leu:
“Isso também vai passar”.
E de novo sentiu um silêncio cair sobre si, ainda que estivesse em meio à multidão dançante e barulhenta. Seu orgulho se dissolveu. Ele entendeu a mensagem. Ele era um homem sensato.
Então o velho homem disse ao rei: ” você lembra tudo que lhe aconteceu? Nada nem nenhum sentimento é permanente. Como a noite vira dia, momentos de felicidade e desespero tomam lugar um do outro. Aceite-os como a natureza das coisas, como parte da vida”

Dia dos Pais

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto.
A ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. Assim como no caso do Dia das Mães, a data foi pensada com o intuito de fortalecer os laços familiares.
O desejo de Sonora, que surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói.
Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.
Depois da primeira celebração, a data difundiu-se por todo o estado de Washington e, em seguida, por todas as regiões dos Estados Unidos. Desde então, o Father’s Day (Dia dos Pais) é celebrado por lá no terceiro domingo do mês junho. No entanto, a data só foi oficializada em território estadunidense no ano de 1966, pelo Presidente Richard Nixon. Em 1972, tornou-se feriado nacional.

Dia dos Pais no Brasil
Em solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos.
Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, como permanece até hoje.

Dia dos Pais na antiguidade
Existe ainda uma tradição que diz que essa data originou-se na Babilônia, há mais de quatro mil anos. Segundo os relatos, o jovem Elmesu, filho de Nabucodonosor, um rei muito famoso na época, teria moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais. No objeto preparado para seu pai, Elmesu teria desejado sorte, saúde e vida longa. A partir daí, a data teria se tornado uma festa nacional.

Alimento diário

Colossenses 3:1O

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Reflexão

já cristão está morto para o mundo e já deixou para trás todos os embaraços que no passado o impediam de conhecer a Deus e de ter íntima comunhão com o Criador. O milagre da ressurreição nos trouxe uma vida vitoriosa. É nesta nova vida, em Cristo, que encontramos força para vencer o pecado e a morte. Você pode experimentar está vida vitoriosa, desde que já tenha vivenciado a morte com Cristo e conseqüentemente a ressurreição com Ele. Somos convidados a buscar as coisas de cima e pensar nelas, pois as coisas deste mundo são passageiras, mas quando Jesus se manifestar na Sua glória viveremos eternamente com Ele.
Tenho Dito!

Jorge Eduardo da Silva

ORAÇÃO:

Senhor Deus, eu elevo meus pensamentos a Ti e entrego minha mente cativa ao Senhor. Unge os meus olhos e os meus lábios, para que eu veja somente aquilo que agrada ao Senhor, e que meus lábios confessem apenas aquilo que testifica o Seu amor e edifica o meu irmão. Quero renunciar todo o apego as coisas deste mundo, e quero começar a pensar nas coisas celestiais, que tem verdadeiro sentido e permanecem eternamente. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Que Assim Seja.