Diário O Município

Os bastidores da eleição em Tubarão

Clima tenso e um tanto quanto tumultuado o ambiente na ultima segunda feira (7) nas dependências e arredores da câmara municipal de Tubarão. A eleição foi sem nenhuma surpresa do ponto de vista da eleição de Jairo Cascaes e Moises Nunes. O placar também já era dado como certo 10 a 5 para os vencedores, porem o que era inimaginável seria a reação dos emedebistas quando uma petição foi apresentado por um membro do partido em vista a suspender a eleição o que foi imediatamente rejeitado por ordem judicial. Já o vereador Jose Luiz Tancredo além de uma ótima articulação em busca de sua eleição afinal era a única voz opositora no Legislativo e agora aumentou esse grupo que certamente irá fiscalizar impiedosamente a administração de Cascaes.

Pra quem Tancredo teria falado?

Ao proferir o seu voto o também candidato Tancredo fez inúmeras menções e citou que desde a prisão do ex prefeito Ponticelli e do vice Caio procurou Jairo que ainda ocupava a secretaria de gestão do governo municipal a época e na oportunidade solicitou ao então secretario que abrisse informações sobre contratos ou que pudesse dar maior visibilidade não só aos vereadores mas também a imprensa dos atos que pairavam qualquer duvida. Segundo Tancredo, Cascaes havia dito que iria aguardar o desenrolar das investigações já que o Ministério Público estaria tendo acesso a tudo. Zé Luiz ainda citou que o retorno de Cascaes a câmara deixando a secretaria de gestão e a renuncia do prefeito e vice poderia ser o inicio de um momento de abertura para um projeto de novo governo mas ao ser procurado Jairo pedia tempo pois o momento era difícil. Mas certamente que o episodio épico foi quando Tancredo se virou para a câmera que transmitia ao vivo a sessão e parabenizou alguém pela articulação na vitória da dupla Jairo/Moises. Resta saber quem seria essa figura e que tanto poder de fogo alguém no anonimato poderia ter feito tamanha articulação.

E agora Jose?

Thiago Zabott, Felipe Tesman, Licão, Matiola e Tancredo certamente estarão do outro lado do balcão. A oposição esta selada e o tom certamente será grosso afinal Thiago Zabott em sua fala pediu perdão a população tubaronense onde fez uma meia culpa se referindo que poderia ter fiscalizado mais as ações e atos do governo Ponticelli/Caio. Os demais vereadores que agora integram a oposição falaram no momento difícil de falta de credibilidade que o governo municipal atravessa dando um tom de que o julgamento pelo menos por parte desses já teria acontecido e o ex prefeito e vice condenado pelo menos por eles.

Mal estar

Ainda em sua fala Tancredo criticou e quase deu nomes a vereadores que durante a composição de chapas a concorrerem a eleição indireta teriam se posicionado em apoio a chapa Tancredo/Matiola. O mal estar causado por essa afirmação tomou o plenário da casa e alguns vereadores demonstraram desconforto. Tancredo poderia ter citado os nomes pois a duvida colocou todos os edis na mesma vala.

Mudanças?

Com a vitória de Jairo Cascaes certamente algumas mudanças ocorrerão no governo, a possibilidade de demissões e.  troca de postos estratégicos poderão acontecer afinal o governo tem outra cara ou não? Já na segunda feira (7) a chefe de gabinete Kercia Menegaz se despediu do governo em suas redes sociais. A chefia de gabinete é um se não o maior cargo estratégico e certamente Cascaes terá ao seu lado alguém de altíssima confiança. A expectativa acontece na fundação municipal de saúde e também da assistência social justamente onde segundo algumas fontes Jairo estaria pronto para implementar um trabalho com a sua marca.

GAECO

Segundo uma fonte o Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (GAECO) poderá estar ainda este mês em Tubarão e Capivari. As investigações que envolvem a operação Dark Shaw (iluminação pública) é apenas e tão somente a ponta de um iceberg onde inúmeros delitos poderiam estar ocorrendo e um peixe graúdo monitorado 24 horas por dia e 7 dias por semana, é aguardar para vermos o que poderia estar ocorrendo se é que está…