Diário O Município

Mais uma vez o Jiu-Jitsu é a modalidade que movimenta o esporte no município de Jaguaruna. Tendo o município enviado três atletas para representação nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (15 a 17 anos) entre os dias 25 e 27 de julho no município de Curitibanos, sendo que Jaguaruna levou um time jovem de apenas 15 anos, Pedro Henrique Porton Demetrio, Guilherme Scarmagnani Gonçalves e Nathan do Canto Fernandes, tendo sido os jaguarunenses eliminados na primeira fase da competição estadual. As meninas do município de Jaguaruna Maria Luisa Rosa e Rutiele representaram o município de Tubarão onde conquistaram o bronze e devem concorrer o Bolsa Atleta pela FNE daquele município. Chegando dos Joguinhos Abertos os atletas Pedro Henrique Porton Demetrio (Soul Fighters) e Guilherme Scarmagnani Gonçalves (Sooul Fighters) , juntamente com Nicole Piecha (Gracie Barra) e Pietro Piecha (Gracie Barra), acompanhados do responsável técnico Paulo Henrique Duarte e Uelinton Rodrigues (GB) embarcaram para o Rio de Janeiro a fim de disputar o Campenato Sul-Americano de Jiu-Jitsu até 15 anos nos dias 1 e 2 de agosto. Os jagurunenses fizeram grandes lutas que resultaram em um 5º lugar para Pedro Henrique Porton Demetrio, na categoria super-pesado, 15 anos, até 73kg, 3º Lugar Pietro Piecha (bronze), categoria infantil 12 anos, amarela médio, até 48,300kg e segundo lugar Nicole Piecha (prata), categoria infanto-juvenil 13 anos, laranja, até 48,300kg e Guilherme Scarmagnani Gonçalves (prata), categoria infanto-juvenil 15 anos pesado, até 69 kg. Os atletas jaguarunenses devem concorrer ao Bolsa Atleta Estadual, categoria Continental em 2024 em virtude dos resultados obtidos.
O técnico Paulo Henrique comemora os resultados, pois apesar do Projeto Esporte + Saúde + Educação estar arquivado na Prefeitura de Jaguaruna, a parceria com a Associação de Moradores do bairro Riachinho e apoio da Secretaria Municipal de Esportes, através da Lei de incentivo ao esporte já está rendendo excelentes resultados. Os atletas treinam gratuitamente para as competições nas terças e quintas no Centro Comunitário daquela localidade, não importando a academia em que esteja matriculado, sob a supervisão do Professor Paulo Henrique, tendo ainda este ano Guilherme Scarmagnani conquistado o campeonato Brasileiro CBJJE. Os atletas agora treinam visando o Campeonato Catarinense de Jiu-Jitsu em Capivari de Baixo.
Jiu-Jitsu deve figurar no calendário Oficial da Fesporte também nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2024 após o grande evento realizado em Curitibanos. O Presidente da Federação Catarinense de Jiu-Jitsu, Paulo Henrique Duarte, está firmando parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para a primeira apresentação do Jiu-Jitsu nos Jogos Universitários que acontecerão no município de Joinville este ano.