Diário O Município

Refis 2024 - banner_Jornal O Município - 1200x300
Adoção animais - banner_Jornal O Município - 1200x300
rodapé deon
RECAP PNG
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Um vídeo de uma abordagem policial violenta tem circulado pelas redes sociais, gerando uma onda de indignação e suspeitas de racismo. O caso ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2023, no bairro Passagem em Tubarão, mas começou a ser compartilhado nesta semana em diversos grupos de WhatsApp. Imagens mostram o jovem caminhando pela rua, quando é abordado violentamente e em seguida acolhido pela pessoa que seria sua mãe.
O 5º Batalhão da Polícia Militar (5°BPM) emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido. Segundo a nota, dia 10 de maio deste ano, já foi instaurado um procedimento apuratório dos fatos, que está sendo conduzido pelo Corregedor do 5º BPM, Paulo Sérgio P. de Bona Portão, que também ocupa a posição de Tenente Coronel e Comandante da unidade. Como não foi concluída a investigação, a Polícia Militar ainda não divulgou novas informações.
A divulgação do vídeo causou uma onda de revolta e cobrança por justiça nas redes sociais, com diversas pessoas exigindo uma apuração rigorosa e responsabilização dos envolvidos, caso seja comprovado qualquer tipo de abuso ou violência injustificada. Segundo relatos dos usuários nas redes sociais, o incidente tem suscitado preocupações sobre o tratamento e a abordagem de indivíduos, sendo taxado em comentários como “motivado por racismo”.
As investigações estão em andamento, e a Polícia Militar se comprometeu a comunicar à população os resultados e as medidas que serão tomadas após a conclusão do procedimento.