Diário O Município

RECAP PNG
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Presidente do legislativo de Jaguaruna, Aline Vieira Bitencourt, promove debate sobre a Resex com a participação da deputada federal Geovana de Sá e demais lideranças.
Na última terça-feira (26/07), a Câmara Municipal de Vereadores de Jaguaruna, sob a liderança da presidente Aline Vieira Bitencourt, promoveu um importante debate sobre a Resex Cabo de Santa Marta. O evento reuniu pescadores, agricultores e contou com a presença ilustre da deputada federal Geovania de Sá (PSDB), bem como de Rodrigo Pavei, chefe de gabinete do deputado estadual Volnei Weber (MDB), além de lideranças locais e regionais.
Durante o encontro, Rodrigo Pavei representou o deputado Volnei Weber e apresentou uma proposição que levou à formação de uma comissão mista na Assembleia Legislativa para fiscalizar o processo da Resex: “Somos contrários a esse o projeto absurdo que trará um prejuízo gigantesco e sem precedentes a nossa região, que foi totalmente desprezada e sequer convidada a participar de reuniões e debates.”
A deputada federal Geovania de Sá também fez uso da palavra e ressaltou a importância de lutar em conjunto junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para buscar o arquivamento do processo da Reserva Extrativista (Resex) do Cabo de Santa Marta. Ela mencionou que já está agendada uma audiência sobre o tema para a próxima quarta-feira, dia 2 de agosto, e reiterou seu compromisso em defender os interesses dos pescadores, agricultores e comunidade local.
Logo após a explanação do projeto Resex, a deputada federal atendeu gentilmente toda a demanda dos pescadores e agricultores e reforçou que vai lutar até o fim pelo arquivamento do projeto.
A presidente da Câmara, Aline Vieira Bitencourt, recebeu agradecimentos por promover esse debate relevante e por entender a importância de unir forças para enfrentar os prejuízos potenciais da Resex, bem como as limitações impostas pela APA da Baleia Franca e do Código Florestal. Aline reiterou o compromisso da casa legislativa em estar à disposição da população e se mostrou satisfeita com a noite produtiva e assertiva de discussões.
“Foi uma noite muito produtiva e assertiva em torno do arquivamento do projeto Resex que sem dúvida vai engessar ainda mais a nossa região que já sofre com tantas limitações ambientais”, finalizou a presidente Aline agradecendo a participação de todos e colocando a casa legislativa à disposição da população.