Diário O Município

D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

O primeiro sobrevoo da temporada de monitoramento de baleias-francas no litoral de Santa Catarina terminou com o avistamento de 61 animais no domingo, 23.
Os 26 pares de fêmeas acompanhadas de filhotes e nove adultos sozinhos foram localizados entre Florianópolis até Balneário Rincão, no Sul (assista ao vídeo acima).
Segundo os pesquisadores do Instituto Australis, as cidades com maior número de avistagens foram Imbituba, Jaguaruna e Balneário Rincão. Outros animais também foram encontrados em Laguna, Balneário Gaivota e Garopaba.
Inicialmente, o Porto de Imbituba, que fez o sobrevoo, afirmou que foram encontrados 51 animais. Em atualização nesta manhã, o número passou para 61.
A temporada de reprodução das baleias-francas no Brasil ocorre anualmente entre julho e novembro. Os animais utilizam o litoral sul do Brasil para berçário dos filhotes, procriação e acasalamento. Neste ano, as primeiras baleias foram avistadas em meados de junho.
O monitoramento aéreo é usado para fazer uma contagem dos mamíferos marinhos na região, além de verificar a composição e localização dos grupos. As baleias também são fotografadas para uma posterior identificação. O reconhecimento é possível pois cada baleia possui calosidades em sua região da cabeça que servem como digitais.

Visitas a SC em anos anteriores

De acordo com o ProFranca, 228 baleias foram encontradas em Santa Catarina em 2022, número mais alto em cinco anos. Somente em dois dias, entre 20 e 21 de setembro de 2022, mês em que ocorre o pico, os sobrevoos detectaram cerca de 250 delas, entre mães e filhotes.
Nos anos anteriores, a quantidade de registros foi menor. Em 2021, por exemplo, 120 baleias foram encontradas no estado. Um ano antes, os pesquisadores da ProFranca encontraram 42 animais. Em 2019 passaram 53 mamíferos da espécie. Já em 2018, quando houve o maior registro desde a década de 1980, 273 animais foram identificados.