A Feira da Mandioca,
que aconteceu neste sábado (15), em Sangão, teve uma atração especial: o lançamento de uma nova variedade de mandioca desenvolvida pela Epagri. O evento é desenvolvido pela iniciativa privada, mas conta com o apoio da Epagri, das prefeituras de Sangão e Jaguaruna e da Associação das Indústrias Processadoras de Mandioca e Derivados de Santa Catarina (AIMSC).
A nova variedade, chamada CSC 256 Cigana, é fruto do Programa de Melhoramento Genético da Epagri e foi criada na Estação Experimental de Urussanga. Ela se destaca por ser indicada para colheita após dois ciclos, ser tolerante às principais doenças da região, ter produtividade acima da média e um rendimento industrial elevado.
O pesquisador experimental da Epagri, Alexsander Luís Moreto, foi o responsável por apresentar a CSC 256 Cigana aos participantes da feira. Ele explica que essa variedade atende a uma demanda crescente na região e que ela foi testada em municípios do sul e do Alto Vale do Itajaí. “É uma mandioca que tem tudo para se tornar uma referência no mercado”, afirma.
A Feira da Mandioca foi gratuita e recebeu cerca de 500 pessoas. O CEO da Rocha Alimentos e organizador do evento, Cloudo Rocha, ressalta a importância da feira para o setor agrícola. “É uma oportunidade de trocar experiências, conhecer as novidades e se inspirar com os especialistas que estarão presentes. Queremos fortalecer a mandiocultura e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável”, declara.
O Prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira destacou a importância da Feira. “Estamos recebendo aqui em nossa cidade muitos agricultores que cultivam a mandioca e que gera emprego e renda na cidade. É um evento muito importante e que destaca a importância do cultivo da mandioca”, destacou o Prefeito.
A Feira da Mandioca aconteceu no Módulo Esportivo de Sangão desde as 9h da manhã deste sábado e contou com atrações culturais, oficinas e palestras com pesquisadores da Epagri sobre técnicas de cultivo da raiz.