Diário O Município

Refis 2024 - banner_Jornal O Município - 1200x300
Adoção animais - banner_Jornal O Município - 1200x300
rodapé deon
RECAP PNG
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Com a formação do ciclone extratropical a previsão do tempo aponta cerca de 80 milímetros de chuva na região Sul de Santa Catarina neste semana. O clima chuvoso iniciou nesta terça-feira, dia 11, e permanecerá até a noite desta quarta-feira, dia 12, na região. De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, apesar da precipitação, a intesidade dos ventos trará mais riscos para a região.
“Primeiro teremos a presença do vento Norte e Nordeste que atingiará a região em uma velocidade de 50 quilômetros até quarta-feira a noite. Depois ele mudará de direção e teremos a presença dos ventos Sul e Sudoeste que atingirá a região com cerca de 80 km/h, a partir do meio-dia desta quinta-feira”, explicou o climatologista.
Nesta terça-feira, a temperatura atingiu máxima de 16°C. Já na quarta-feira os termômetros vão marcar entre 15°C e 17°C. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC).
Conforme Sônego, o vento causará mais impactos na região do costão da Serra, atingindo uma velocidade de 130 km/h. Já na praia, o vento atingirá uma velocidade de cerca de 80 km/h na quinta-feira. “Os ventos serão mais fortes no costão da Serra, mas com danos por toda a região. Então, todo o estado, Nordeste do Rio Grande do Sul, Planalto Sul Catarinense e o Litoral Catarinense como um todo precisam estar atentos”, alertou.

Impactos
pela região

Ainda, de acordo com Sônego, a intensidade dos ventos poderão provocar alguns riscos para a região. Como, por exemplo, quedas de postes, quedas de árvores e até mesmo de outdoors. “Além disso, poderá trazer impactos na rede elétrica e também para as construções mais fracas. Ainda, é bom evitar as regiões das praias, porque o mar estará agitado nos próximos dias”, destacou.