Diário O Município

WhatsApp Image 2024-05-23 at 16.08.37
D ITALIA 1200 X 300
Capa 3 - 825px X 200px - Podcast
SUNSET 1200 X 300
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Santa Catarina terá uma verdadeira “reviravolta” no tempo com a atuação de uma frente fria aliada a influência de um ciclone extratropical nesta semana. De acordo com a Defesa Civil do Estado, já nesta segunda-feira (10) a instabilidade no tempo deve persistir em todas as regiões.
bem como a condição para chuva ocasional. Os fenômenos são causados por um combo meteorológico que une cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera aliados ao fluxo de ar úmido vindo da região Amazônica.

A partir da tarde, a chuva ganha força do centro ao sul do estado, sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul, onde há também chance de temporais isolados.

Confira a temperatura por região para esta segunda-feira (10):

Litoral Norte: 14°C/23°C
Planalto Norte: 12°C/21°C
Grande Florianópolis Litorânea: 14°C/21°C
Grande Florianópolis Serrana: 12°C/21°C
Vale do Itajaí: 12°C/20°C
Litoral Sul: 13°C/23°C
Planalto Sul: 11°C/16°C
Meio-Oeste: 13°C/21°C
Oeste: 13°C/22°C
Extremo Oeste: 15°C/23°C.

Restante da semana

Segundo a previsão, na terça-feira (11) a instabilidade mais intensa do Estado vai se concentrar nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, principalmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. Nestes locais, a chuva prevista será persistente e com intensidade moderada a forte por alguns momentos.
As chuvas ainda serão provocadas pelos cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em diversos níveis da atmosfera e do fluxo de ar úmido vindo da região Amazônica.
Nas demais regiões de Santa Catarina, a chuva ocorre de forma mais fraca e é intercalada por aberturas de sol. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuva persistente, intensa e volumosa no Planalto Sul e Litoral Sul. No restante do estado o risco é baixo para ocorrências associadas à chuva.
A previsão é de que o amanhecer tenha temperaturas entre 13°C e 17°C em todas as regiões. À tarde, as temperaturas máximas não passam dos 17°C no sul e variam de 20°C a 25°C do centro ao norte do Estado.

Quarta-feira e a reviravolta

Já na quarta-feira (12) o Estado vai viver uma reviravolta no tempo. Isto porque haverá a formação de um novo ciclone extratropical.
De acordo com a previsão da Defesa Civil, o fenômeno vai contribuir para formação de chuva nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e devem ganhar força no fim do dia.
A previsão diz ainda que podem ocorrer temporais com raios, rajadas de vento e até chance de granizo. Essa condição se estende para as demais regiões catarinenses na madrugada de quinta-feira (13).
Ao longo da quinta-feira o ciclone se afasta para o mar, mas ainda mantém a chuva em todas as regiões, de forma persistente porém com menor intensidade.
O deslocamento desse sistema para o mar e o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) intensificam o vento de sudoeste/sul com rajadas que podem ser maiores que 80 km/h, principalmente no Litoral, deixando o mar muito agitado e com risco de ressaca.