O atleta da Associação Jaguarunense de Atletas, Guilherme S. Gonçalves entrou para a história do esporte jaguarunense ao sagrar-se Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu sem kimono e Vice-campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu com kimono pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo em São Paulo. O evento aconteceu nos dias 1º e 2 de julho, no complexo do Ibirapuera, Ginásio Mauro Pinheiro. Evento que contou com a participação de mais de duas mil crianças e adolescentes de todo o Brasil. Na categoria faixa laranja, até 66,500kg, sem kimono, o jaguarunense Guilherme Gonçalves fez a final com o atleta de São Paulo Gustavo Maciel, onde Guilherme finalizou com uma chave kimura da guarda aos 40 segundos de luta, sagrando-se Campeão Brasileiro na categoria. O jaguarunense de 15 anos ainda competiu ao lado de outro atleta de jaguaruna, Pedro Henrique Porton Demétrio, na categoria faixa laranja até 15 anos, 69 kilos, de kimono, onde Pedro Henrique acabou perdendo nas quartas-de-finais, tendo Guilherme passado a primeira bateria no sorteio e nas quartas-de-finais, mesmo sendo o menor da categoria, onde pesou 66,500kg, finalizando o atleta de São Paulo em 19 segundos de luta com um (arm lock) chave de braço da guarda, passando para as semi-finais, onde finalizou o atleta de Minas Gerais, Sergio Otávio, com uma kimura da meia-guarda, em 1 minuto e 30 segundos, abrindo caminho para a grande final com o atleta de São Paulo, Matheus Aguiar. Tendo na final de kimono o atleta de São Paulo vencido o Jaguarunense por finalização. Guilherme Gonçalves encerrou o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu com mais uma medalha de prata.
Os atletas Guilherme S. Gonçalves e Pedro Henrique Porton Demetrio, juntamente com o Professor Paulo Henrique Duarte, foram recebidos na Secretaria Municipal de Esportes, Turismo, Juventude e Eventos, pelo Secretário Dante Gentil, que fez questão de enaltecer o feito dos atletas, que ainda este mês de julho devem representar o município de Jaguaruna nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em Curitibanos e disputar o Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu IBJJF, no Rio de Janeiro.
Os atletas treinados pelo Professor Paulo Henrique Duarte, da Equipe Jaguarunense, Soul Fighters ASJA SC, agradecem todo o apoio neste ano de 2023, em especial ao Jornal Diário o Município pelas coberturas dos eventos de Jiu-Jitsu, Município de Jaguaruna, CME Jaguaruna, Natura Center, Studio Kron, Aprovel, Nandi madeiras e ferragens, Luiz Barbeiro, Escola de Jiu-Jitsu de Jaguaruna, Professores Jonatas Rocha e Manoel Miguel (tofel) e o Comércio do Balneário Camacho.