Diário O Município

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O vídeo foi lançado em comemoração aos 70 anos da empresa no país

Uma campanha publicitária lançada pela Volkswagen na madrugada desta terça-feira (4) tem emocionado o público ao unir Elis Regina, falecida há 41 anos, e sua filha, Maria Rita, em um encontro musical inédito. Através do uso da tecnologia de inteligência artificial conhecida como “deepfake”, a montadora conseguiu criar uma experiência que mescla passado e presente, celebrando os 70 anos da empresa no Brasil.

A técnica do “deepfake” permite criar cenários realistas com o rosto de pessoas, e a Volkswagen utilizou essa tecnologia para trazer imagens de Elis Regina para a campanha. O vídeo tem duração de dois minutos e começa com Maria Rita conduzindo a ID.Buzz, versão moderna da icônica Kombi, enquanto canta o clássico “Como nossos pais”, sucesso interpretado por sua mãe nos anos 70.

A produção traz imagens de modelos icônicos da Volkswagen, como o Fusca cinza em uma praia, com uma mulher acenando, além da Brasília amarela. O vídeo transmite a passagem do tempo, mostrando passageiros em uma viagem e consultando um mapa, bem como uma mulher amamentando seu filho. A campanha resgata a nostalgia e a conexão emocional entre a música e a marca.

A surpresa acontece quando uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, se aproxima do novo modelo da Kombi de Maria Rita, unindo mãe e filha para um dueto especial. Elis canta e olha pela janela, transmitindo a sensação de estar sorrindo para sua filha, que retribui o sorriso. No final, com os dois veículos lado a lado, mãe e filha cantam juntas, como se estivessem verdadeiramente reunidas.

Daniel Marques, presidente da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), comenta sobre a emoção da campanha: “Quem não gostaria de rever Elis Regina? Imagine um encontro dela com sua filha. No caso em específico, a propaganda emociona, traz o passado para o presente e ativa memória emotiva relacionando-a com a marca. É uma nova fronteira que está sendo explorada através da Inteligência Artificial, cada vez mais veremos artistas que já faleceram sendo apresentados em comerciais.”

A tecnologia utilizada no vídeo envolveu a utilização de uma atriz dublê para se passar pela cantora dirigindo o veículo, enquanto imagens de Elis Regina cantando foram inseridas por meio de reconhecimento facial. A Volkswagen destaca que o processo de edição contou com a ajuda de redes neurais artificiais, que realizaram uma mistura entre o rosto da dublê e a imagem recriada de Elis Regina. A voz da música inserida no vídeo é original da cantora.

Amanda Marques, CMO da Lumx Studios, ressalta que ferramentas como essa oferecem uma experiência única, mas destaca a importância de observar os direitos à privacidade e às imagens quando seu uso for aplicado em larga escala. A utilização responsável da inteligência artificial e o respeito aos direitos dos indivíduos são aspectos essenciais a serem considerados nesse campo em constante evolução.

A campanha da Volkswagen que une Elis Regina e Maria Rita por meio da inteligência artificial representa um marco na indústria publicitária, demonstrando o potencial dessa tecnologia para criar conexões emocionais e resgatar memórias afetivas. Ao mesmo tempo, levanta importantes questões éticas e legais sobre o uso de imagens de pessoas falecidas e a necessidade de proteção da privacidade em um mundo cada vez mais impulsionado pela inteligência artificial.