Motivacional e reflexão
Imagem de Cristo
Esta é a estória de um jovem que se parecia muito com Cristo e foi o modelo para a famosa obra de Leonardo Da Vinci. Ele tinha tudo de bom na vida e cantava em um coral, mas por uma ironia do destino perdeu tudo que possuía semelhante aos muitos jovens que se jogam nas drogas e perdem sua dignidade e vão parar nas ruas mendigando e cometendo pequenos crimes assim como o filho pródigo e se encontram em situação lastimável, mas por uma simples intervenção Divina tudo pode ser recuperado novamente
Deus Disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.” Criou pois o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher (Genesis 1,26-27)
Conta-se que: Quando o grande Leonardo da Vinci quis pintar a sua famosa obra “A Ultima Ceia”, procurou um jovem modelo e belo que representasse a pessoa de Jesus.
Procurou alguém em vários ambientes, até que encontrou um jovem belo, sensível, firme e viril, quando assistia a um coral numa Igreja; viu em um dos cantores a imagem perfeita de Cristo.
Convidou-o para ir ao seu ateliê, e reproduziu seus traços em estudos e esboços.
O Jovem ficou muito entusiasmado e feliz ao ver seu rosto estampado no rosto de Cristo.
A partir de então ele foi pintando um a um dos apóstolos … Tomé, Felipe, Mateus, Simão, Tiago, Judas Tadeu; Bartolomeu, João, Simão Pedro e Tiago menor. Passaram-se quatro anos, e Leonardo já tinha pintado quase todos os Apóstolos, e A “Última Ceia” estava quase pronta, mas, Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal para pintar o traidor de Jesus.
Faltava ainda “Judas Iscariotes, que ele deixou de propósito para o final…
Queria alguém que representasse a traição e a degeneração. Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta.
O seu olhar tinha algo de duro, de falso, de ambíguo…
Ofereceu-lhe 30 moedas, uma boa importância para posar como modelo na sua obra prima.
Da Vinci copiava as linhas da impiedade, Do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo Que mal conseguia parar em pé.
Quando terminou a pintura, viu que o jovem mendigo derramava algumas lágrimas e o pintor lhe perguntou por que se emocionara de tal maneira!
Ele então respondeu: “O senhor não me reconhece?”.
– Não! – Por que, Deveria?
Diante da negativa de Leonardo, o jovem disse, para assombro do Pintor:
Pois fui eu mesmo que lhe servi de modelo a quatro anos atrás … Quando o Senhor Pintava a figura que está no centro do quadro, Jesus Cristo, O Senhor! Nesses quatro anos que se passaram este jovem perdeu tudo que possuía. Perdeu suas posses, sua posição social, seu trabalho, sua família, sua dignidade e praticamente sua vida.
(*) – Obs. : Hoje em dia muitos jovens se perdem assim pelo usos de drogas!
Sua imagem se deformou de tal maneira que já não mais refletia a semelhança de Cristo e sim refletia mais a aparência de Judas seu traidor, exatamente o oposto do que era antes…
A Figura de Cristo na cruz ficou totalmente desfigurada pelo efeito do pecado do Homem. Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. (Isaias 53,3)
Este personagem é real e a história guardou o seu nome. Chamava-se Pietro Bondinelli. Mas há quem o considere apenas como uma lenda…
Lenda, ou não a verdade é que essa história não só é Real como totalmente atual, pois este jovem pode ser visualizado em todo e qualquer rosto que se olha no espelho, uma vez que todos nós fomos criados à imagem de Cristo, porém nos deixamos levar pelo mundo e deformamos esta imagem a ponto de sermos confundidos com a pior das criaturas humanas.
Todos nós fomos criados segundo a semelhança de Cristo, não só a imagem exterior, mas também o homem interior. Um mesmo homem pode ser bom ou mal, pode ser semelhante a Cristo ou ao seu inimigo… Tudo isso dependerá de suas escolhas e atitudes, pois o caminho que escolher trilhar definirá o seu destino final.
Cabe a você não deixar que o mundo lhe engane a ponto de destruir esta semelhança de Deus que existe em você, mesmo que a dor e tristeza invada seu coração… Resista firme com fé, pois nada neste mundo pode nos afastar do amor de Cristo. (Rom 8)
A semelhança de Cristo e os Dons de Deus são os bens mais preciosos que possuímos, por isso precisam ser preservados como um verdadeiro tesouro.
São Paulo dizia: “Vivo, mas já não sou eu; é CRISTO que vive em mim. “(Galátas 2,20), ou seja, ele considerava que sua vida era um completo testemunho de Cristo a ponto de ser identificado como Ele mesmo.
“Visamos o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo. (Efésios 4,12-13)
A Igreja recebeu a missão de conduzir o homem na sua restauração integral e levando- o à plenitude da santidade que é a recuperação da imagem e semelhança de Deus conforme a criação original para que possamos enfim receber a herança das promessas Divinas habitando eternamente nas moradas celestiais.
Tenho Dito!
Alimento diário
Romanos 8:35
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?’
Reflexão
Nada pode nos separar do amor de cristo. Nada pode nos impedir de viver esse amor. O cansaço, a pobreza ou a riqueza, a doença, as ocupações do dia a dia, as dificuldades que enfrentamos, nada pode nos impedir de viver esse amor. Preste atenção nisso: NADA e NINGUÉM pode nos separar do amor de Cristo, somente nós mesmos. A escolha é nossa, temos o livre arbítrio. Um amor que nos é dado gratuitamente, abundantemente.
Tenho Dito!
Jorge Eduardo da Silva
ORAÇÃO:
Pai, me perdoa por ter perdido a direção, eu sei que pequei contra Ti. Deixei que as tribulações do dia a dia fizessem eu esquecer que o Senhor derramou todo o Seu precioso sangue na cruz, porque me ama. Me perdoa, porque eu esqueci que o Senhor carregou o fardo que era para ser meu, levou sobre Si todo sofrimento, toda tribulação, para que hoje eu pudesse viver debaixo da Tua graça. Obrigado pelo Teu amor. Ajuda-me a me livrar desta inquietação, rogo para que o Senhor traga paz ao meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Que Assim seja.