Melhorias em estruturas, materiais nas escolas e acessibilidade estiveram entre os primeiros requerimentos apresentados
Os 11 vereadores mirins eleitos e seus respectivos suplentes participaram da primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de Jaguaruna na tarde desta terça-feira, dia 20.
A sessão também foi acompanhada por estudantes das escolas que participaram das eleições nos últimos meses e lotaram o plenário.
Ao ocupar as cadeiras, os pequenos mostraram seu comprometimento com o cargo para o qual foram eleitos e apresentaram seus primeiros requerimentos em prol de melhorias para as unidades escolares e para a cidade.
Uma das vereadoras solicitou novos materiais esportivos para as escolas, já que os atuais estão em condições precárias. Manutenção nas quadras com corte de grama e pinturas também estiveram em pautas. Alguns vereadores fizeram indicações solicitando a implantação de bibliotecas nas escolas que não possuem o espaço e melhorias nas já existentes. Ações para dar acessibilidade aos cadeirantes dentro das escolas e na área urbana da cidade também foi colocado em pauta para discussão, junto com o pedido de um intérprete de libras em algumas instituições como agências bancárias.
A presidente da Câmara de Vereadores, Aline Vieira Bitencourt, e incentivadora do projeto, acompanhou a primeira sessão dos vereadores mirins e parabenizou a todos pelo engajamento e participação.
“Eu enquanto professora e presidente da Câmara Municipal de Jaguaruna me senti muito feliz e honrada em presenciar nossos jovens empenhados na busca de um município melhor a todos”, afirma a presidente.
O programa Câmara Mirim foi desenvolvido pela primeira vez em 2011 e 2012, não tendo continuidade nos anos seguintes, retomando em 2019, sendo novamente interrompido devido a pandemia de Covid-19. Somente agora, em 2023, a Câmara Mirim retorna suas atividades e segue para a sua quarta edição.