A coordenadoria muni-
cipal da Defesa Civil de Jaguaruna segue em estado de alerta, já que foram registrados pontos de alagamentos no município. Nas últimas 24 horas, choveu cerca de 84 milímetros (mm) e a perspectiva é que o pico de precipitação aconteça entre a noite desta quinta-feira e a madrugada de sexta, dias 15 e 16.
Segundo a Defesa Civil, a perspectiva é que chova, no acumulado, entre 75 e 90 mm até as 3 horas desta sexta. “Há vários pontos de alagamentos na cidade. É uma chuva torrencial e que começou a cair com mais intensidade nos últimos 40 minutos. Fiquem em alerta e evitem sair de casa. As populações que moram próximas a rios e córregos fiquem em alerta ao nível da água. Os que moram em encostas fiquem atentos a rachaduras, inclinação de árvores, tudo isso é risco e pode acontecer. Atendemos no 199”, diz Maicon Laureano, coordenador municipal da Defesa Civil.
Entre as preocupações no município, está o nível do rio Sangão, que cruza o Centro da cidade. A ressaca do mar também é um ponto de alerta, já que impede o escoamento da água.
“Os alagamentos que tivemos até agora são pontuais, ocasionados pela drenagem que não é suficiente. Mas o rio Sangão, com pouco volume de chuva, já sai da margem. Temos uma planície de inundação muito grande, que vai desde o Centro até o Pontão e Morro Azul. A água que escoa dos morros precisa, obrigatoriamente, passar pela ponte de Jaguaruna (sobre o rio Sangão) e cria ali um gargalo. O mar de ressaca também impede que a Barra do Camacho escoe, piorando ainda mais a situação”, explica.