O desabafo de Ponticelli
Um trecho do depoimento que o prefeito de Tubarão Joares Ponticelli onde ele teria prestado ao Ministério Público tem circulado nas redes sociais. Nesse trecho Ponticelli ressalta que espera que o processo demore o menor tempo possível e que sua vida se tornou um inferno com a operação mensageiro; “Que isso dure o menor espaço de tempo possível, para eu ter a oportunidade de tentar restabelecer o julgamento com uma condenação que já está feita nas redes sociais. Minha vida virou um inferno. A minha, da minha mãe, do meu filho, dos meus amigos. A rede social é muito cruel. A execração pública está em curso. É um processo muito dolorido” desabafa o prefeito que está preso desde 14 de fevereiro na terceira fase da Operação Mensageiro.
A gravidade da conduta de Ponticelli
A decisão da ministra Cármen Lúcia ressaltou a gravidade concreta da conduta do prefeito e o risco de reiteração delitiva como fundamentos para a custódia cautelar. Os demais ministros da 1ª Turma, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Alexandre de Moraes, depois de analisarem profundamente o processo também concordaram com a relatora. O julgamento do agravo regimental teve início no dia 02 deste mês e foi realizado de forma virtual.
Universidade Gratuita
O projeto Universidade Gratuita deverá ir a plenário no dia 5 de julho. É a data marcada para que a admissibilidade passe pela Comissão de Constituição e Justiça – a última etapa de antes de ir à votação. A proposta do dia 5 de julho atende ao pedido do governo, que quer a votação nessa data. O calendário foi aprovado na tarde de ontem (13) pelos deputados que integram as comissões de Educação, Finanças e CCJ.
Força do PSD do sul
O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro assinou sua ficha de filiação ao Partido Social Democrático (PSD) na tarde desta sexta-feira, (9), em Criciúma. O ato de filiação aconteceu na presença do presidente da executiva estadual Eron Giordani, com o deputado estadual Júlio Garcia e o prefeito de Chapecó João Rodrigues. A apresentação oficial do prefeito a todo o grupo do PSD será no dia 26 de junho, em evento estadual do partido a ser realizado, em Florianópolis com a presença do presidente nacional do PSD Gilberto Kassab, do governador do Paraná Ratinho Junior e de todas as lideranças do PSD de Santa Catarina. Na AMUREL a reestruturação do partido esta a todo vapor, Everson Martins assessor do deputado Júlio Garcia tem buscado lideranças na região e o trabalho de novas filiações engrossam as fileiras da sigla em vista as próximas eleições municipais.
O STF voltou a negar a liberdade a Ponticelli
O recurso que buscava a revisão da decisão da ministra Cármen Lúcia, que negou o habeas corpus solicitado pela defesa, não foi aceito, ou seja, segue válida a decisão que nega a soltura do prefeito. Ponticelli está preso desde fevereiro deste ano, em decorrência da Operação Mensageiro. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu na segunda-feira, dia 12, o julgamento do agravo regimental interposto pela defesa do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli. A defesa de Ponticelli alegava que não foram analisados elementos que demonstram a excessividade e ilegalidade da medida restritiva de liberdade. No entanto, os ministros da 1ª Turma do STF, incluindo Cármen Lúcia, acompanharam o voto da relatora e negaram o agravo regimental, mantendo a prisão de Ponticelli. O agravo regimental é um recurso utilizado para questionar decisões dos tribunais. No caso do prefeito de Tubarão, o recurso foi apresentado após a negativa do habeas corpus pela ministra Cármen Lúcia.