Por mais que a discussão seja sempre enraizada em relação aos candidatos ou aos eleitos, não se pode excluir que todo poder emana do povo, logo, o voto dentro do âmbito político é o poder mais alto na esfera eleitoral.
Quem determina quem ganha a eleição é o eleitorado, e muitas vezes o erro da política não é total dos candidatos, já que os mesmos serão votados, as vezes está em quem vota. Então, o problema está em quem coloca o nome à disposição com má intenção ou quem vota sem estudar seus candidatos?
Existem inúmeros tipos de eleitorado, os que votam por aparência, os que votam por competência, os que vendem seus votos, porém todos querem o mesmo resultado, ruas patroladas, serviço de qualidade, pavimentação asfáltica. Todos exigem o mesmo direito, mas nem todos cumprem com seus próprios deveres.
Para que exijamos um País melhor, um Estado mais acessível, e um Município com crescimento, é necessário que mude a visão de alguns eleitores, a ala eleitoral é a mais importante para se ter um município melhor, só se darão bons frutos se o eleitorado colocar as pessoas certas, pois ao final, todos sofrerão as mesmas consequências.
Assim fica o questionamento, que tipo de eleitorado nós realmente somos?