Em uma negociação de R$ 24,5 milhões, o Fortaleza oficializou nesta quarta-feira, dia 31, a venda do atacante Moisés, para o Cruz Azul, do México, que rendeu a maior transação do futebol do Nordeste. Segundo comunicado nas redes oficiais do tricolor nordestino, o clube mexicano tem agora 90% dos direitos econômicos do atleta e o Fortaleza fica com os 10% restantes.
Moisés Vieira, tem 25 anos e é natural de Morro da Fumaça. O jogador foi revelado no futebol amador da região carbonífera, onde disputou as tradicionais competições das ligas regionais. Profissionalmente acumula passagens por Hercílio Luz-SC, Concórdia-SC, Brusque-SC e Ponte Preta-SP. Foi na Macaca que ele despertou o interesse do Fortaleza. Moisés foi o artilheiro da Ponte Preta em 2021, com 13 gols, entre Paulistão (seis) e Série B (sete).
O Leão anunciou o atacante de Santa Catarina como reforço em janeiro de 2022, após comprar 90% dos direitos econômicos, da Ponte Preta, por R$ 3 milhões. Em maio o contrato foi renovado até dezembro de 2024. A multa de Moisés é de 5 milhões de euros.
Moisés atuou em 85 partidas vestindo a cores azul, vermelho e branco, somando 21 gols, além de conquistar o título de Bicampeão do Nordeste, o Pentacampeonato Cearense e a partida contra o Colo-Colo, no Chile, que garantiu a classificação do Fortaleza para às oitavas de final da CONMEBOL Libertadores.
Ficha técnica do jogador:
Nome: Moisés Vieira da Veiga
Data de nascimento: 02/09/1996 – 25 anos
Posição: Atacante
Altura: 1,75m
Naturalidade: Morro da Fumaça-SC
Clubes: Hercílio Luz-SC, Concórdia-SC, Brusque-SC e Ponte Preta-SP.