Os eventos de Conscientização e Combate ao Abuso Sexual Infantil e na Adolescência continuam no município de Sangão. Nesta quarta-feira (17), oriundo da parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi apresentado aos alunos da rede municipal e estadual de ensino de Sangão, a peça teatral “isso não é brincadeira”, do grupo Grupo Detalhe de Teatro.
O evento reuniu cerca de 700 crianças e adolescentes e mais de 50 profissionais de educação.
O espetáculo é composto por dois blocos de quatro cenas cada, que lançam reflexões acerca do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Um bloco aborda situações vividas por crianças e o outro aborda situações vividas por adolescentes. Algumas situações, no decorrer da apresentação, foram resolvidas pelo próprio público para chegar ao desfecho.
Essa dinâmica destaca o lado lúdico do espetáculo, misturando ficção e realidade e deixando claro que se trata de uma representação teatral. O cenário é prático, utilizando apenas os objetos realmente necessários para o desenvolvimento das cenas.
Os figurinos e adereços também se limitam às necessidades da cena. Muitas vezes um adereço diferente ou um figurino que se transforma caracteriza de imediato um novo personagem.
Com 16 anos de existência, o Detalhe Teatro é uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve projetos culturais junto às secretarias de assistência social em cidades do estado catarinense, trabalhando também com formação para professores, jovens e adultos.