O vôlei de Morro da Fumaça ganhou reforço com a criação da VOA, a Associação de Voleibol Morro da Fumaça, em 2023. A associação sem fins lucrativos, formada por pais e amigos de atletas, conta com o apoio do Governo Municipal para utilizar as estruturas da cidade para treinar.
Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes à prática esportiva, a VOA vem para agregar as atividades que já são realizadas pelo Departamento Municipal de Esportes. Através da Associação, o técnico e ex-atleta profissional de alto nível, cubano, Ángel Dennis, passa a integrar a comissão técnica para treinar e auxiliar o treinamento das crianças e atletas do município.
“Esse apoio é muito importante para que o esporte cresça cada vez mais na cidade. Com a experiência de Ángel, que já competiu em Olimpíadas, grandes torneios do vôlei e atuou em grandes clubes europeus, nossos jogadores só têm a ganhar”, destaca o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.
As aulas de vôlei aos atletas de Morro da Fumaça, até então, eram comandadas por Antônio Deluca, que agora passará a dar mais atenção à equipe feminina. “Vamos montar uma comissão técnica, juntando a experiência dele como atleta e a minha experiência como treinador para trabalhar junto em todas as categorias do masculino. Ele, especificamente, mais no masculino, mas o Dennis também vai me auxiliar no feminino”, revela o técnico.
O vôlei de Morro da Fumaça conta com a participação de alunos de diferentes escolas do município ao longo dos anos. “Já são mais de 30 anos que o esporte é ofertado na cidade e, atualmente, estamos com nosso recorde, atendendo mais de 200 alunos”, salienta o coordenador do Departamento de Esportes, Carlos Sweder.
Entre outros objetivos da VOA para 2023, com a vinda do Dennis, está o foco no crescimento da equipe masculina para disputar a Super Liga Nacional – Série C. Além disso, buscar títulos nas competições regionais e nacionais, como Sul Americano de Novo Hamburgo (RS), Estadual 14 e 15 anos, Olesc, Liga SC e Taça Paraná.