Após ampliar a oferta de voos, o Governo do Estado quer superar a marca de 150 mil passageiros no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, neste ano. Em 2022, a unidade recebeu aproximadamente 120 mil passageiros. Nesta terça-feira (9), a VoePass iniciou dois novos voos diários com destino a Congonhas.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a divulgação dessas ofertas é fundamental para conquistar demanda e manter os voos. “Quem está em busca de conexões nacionais, pode sair daqui às 6h da manhã e tem uma farta oferta de opções em Congonhas para outros destinos. Quem busca voos internacionais, tem voo para Campinas com a Azul e o voo para Guarulhos com a Latam”, destacou.
O Executivo e o Legislativo de SC têm estudado formas de aumentar as ofertas de voos regionais. De acordo com o secretário, o governo oferece um incentivo para as companhias áreas com a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para até 7%. “Para ter acesso a esse desconto, é preciso ter uma demanda mínima da companhia aérea no estado”, explicou.
Aeroporto de Forquilhinha
Outra grande conquista para a região Sul do estado será a conclusão das obras do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Os trabalhos foram paralisados após desistência da empresa vencedora da licitação.
Agora, com o desmembramento do orçamento das secretarias de Infraestrutura e a de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a resolução de questões burocráticas deve ser agilizada. A expectativa do secretário é assinar o contrato com a Setep ainda em maio.